Visão

sistêmica nas empresas

outubro 23, 2019 | Shaíze Roth
Visão sistêmica nas empresas
Você alguma vez já ouviu falar sobre visão sistêmica? Sabe o que isso significa? Hoje nosso post vai falar com você exatamente sobre esse universo. O conceito de visão sistêmica significa, em resumo, conseguir enxergar e compreender o todo por meio da análise das partes que o formam. Para entender melhor, é necessário que você reflita sobre o trabalho de um gestor, responsável por tomar decisões considerando todos os fatores incluídos no cargo, desde colaboradores até o orçamento e metas da empresa. Ou seja: tudo se resume em muita responsabilidade por parte dele, certo?

Tudo isso nos demonstra que para exercer tal cargo e tais tarefas o profissional necessita avaliar o cenário de maneira ampla e refletir sobre os diversos elementos que influenciam seu funcionamento, sejam eles internos ou externos. É nesse momento que o gestor ou líder deve usar suas habilidades e conhecimento para encarar isso de maneira positiva, tendo a capacidade de desfrutar de todos os recursos da empresa e relacionar-se melhor com todos, trabalhando, assim, de forma sistêmica. 

Para entender na prática a visão sistêmica dentro de uma organização, pode-se defini-la como a capacidade que o profissional tem de ver a empresa como um todo e a partir disso identificar os processos, como funcionam, como os setores se integram e como é a produção e a entrega dos produtos ou serviços ao consumidor e ao mercado, entendendo ainda a relação dos ambientes, os acordos feitos e também as informações. 

Geralmente esse profissional pode ser tido como o próprio líder da organização ou como um dos gestores. Entretanto, a empresa como um todo pode possuir essa visão sistêmica, com todos os colaboradores podendo utilizar dessa função para conquistar metas e, consequentemente, o sucesso da empresa.

A importância da visão sistêmica para o alcance dos objetivos

A visão sistêmica é uma estratégia muito importante dentro das organizações. Seja em um ou mais profissionais ou na empresa como um todo, esse tipo de visão pode auxiliar em muitas etapas e metas. Confira alguns destaques selecionados sobre a visão sistêmica que confirmam o fundamentalismo dela dentro da empresa:

- Líderes: sabemos que todos os gestores e líderes têm funções importantíssimas e de muita responsabilidade dentro de suas respectivas empresas, incluindo participar e realizar a tomada de decisões. Neste caso, para esses profissionais, a visão sistêmica se torna essencial para auxiliar no desenvolvimento de projetos e dos próprios cargos, consequentemente fazendo parte do processo de crescimento da empresa de forma positiva. 

- Rh de empresas: é necessário que os colaboradores dessa área entendam exatamente sobre o assunto para assim encontrar candidatos para possíveis vagas dentro da organização e que estejam a altura da emrpesa, da vaga e do que é solicitado.

- Colaboradores em geral: a visão sistêmica auxilia de maneira geral a aperfeiçoar as funcionalidades de cada colaborador, auxiliando a empresa a crescer e entendendo de todos os processos da corporação e das funções que cada um deve desempenhar. A visão sistêmica auxilia o funcionário a mudar de posicionamento, entendendo seu papel como parte do engajamento e da engrenagem da empresa.

Como a visão sistêmica pode ser desenvolvida?

Para ser desenvolvida dentro de uma empresa, a visão sistêmica necessita de pessoas engajadas e uma equipe que esteja disposta a doar tudo de si para entender o conceito e aplicá-lo dentro da organização, crescendo junto com a empresa. E esse é um desafio que a companhia deve enfrentar para que o seu quadro de funcionários e líderes seja muito mais participativo, inteirado com as ações da empresa e comprometido com o todo.

E a Sou pode ajudar você a desenvolver essa visão em sua empresa a partir do coaching. O coaching é um processo interativo que ajuda a despertar o potencial interno das pessoas, desenvolver competências e talentos usando uma combinação de insights, desenvolvimento da autopercepção e criação de estratégias e ações. Para saber mais e aplicá-lo, clique aqui.