Trabalhando

com propósito: o que é e qual a sua importância

maio 17, 2019 | Shaíze Roth
Trabalhando com propósito: o que é e qual a sua importância
“Eu trabalho porque preciso pagar minhas contas”. “Só estou nesse trabalho porque ganho bem”. “Se eu fosse rico, ficaria em casa o dia todo.”. Quem nunca ouviu essas frases, não é mesmo? E obviamente você já ouviu todas elas de muitas pessoas e com uma grande frequência.
 
Muitas pessoas dizem que estabilidade e um bom salário são suficientes para alcançar uma qualidade de vida. Mas, no fundo, sabemos que um trabalho que pague nossas contas e também nossos desejos não é o suficiente para alcançarmos uma vida feliz. Afinal, isso está bem longe de ser o propósito de vida de alguém.
Tem gente que diz que é obrigado a trabalhar para sair do aluguel, para conquistar o carro dos sonhos, comprar as roupas da moda, comer bem, dar o melhor para os seus filhos ou até mesmo só para sustentar a casa. Mas a verdade é que, mais do que tudo isso, é preciso ser feliz no que se faz. Trabalhar com um propósito e dar valor ao que se tem, sempre sabendo aonde se quer chegar.
Trabalhar com um propósito não é somente encontrar uma ocupação que te dê o salário que você precisa para pagar as suas contas. É encarar o trabalho como algo grandioso, como uma oportunidade de transformar as coisas, as pessoas e as situações do seu cotidiano. É enxergar o mundo de outra forma e entender que o seu emprego não existe somente para pagar boletos, mas para satisfazer seus sonhos, seus planos e a você mesmo. É enxergar o trabalho como algo positivo e fazer tudo com amor, cuidado e carinho. É fazê-lo com alegria, gerando mais felicidade para as pessoas ao seu redor.
É somente dessa forma que você verá que está no lugar certo - onde realmente deveria estar - que essa função é a ideal para você e que você é feliz no que faz. Por isso, é importante realizar o seu trabalho pensando que ele vai trazer muito mais que o seu sustento mensal, mas também é o lugar onde você vai passar a maior parte do seu dia e que é muito bom estar lá e fazer o que você faz. Lembre-se: as atitudes fazem a diferença!
 
Como a mandala ikigai pode ajudar você a encontrar o seu propósito
 
Para ajudar você a encontrar o seu propósito no trabalho e também na vida pessoal, existem muitas técnicas e exercícios que prometem fazer com que você alcance os seus objetivos. Uma delas é a mandala ikigai.
A mandala é uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional e, por meio disso, alinha seus valores, expectativas, desejos e possibilidades reais de trabalho. Ela envolve um processo reflexivo de autoconhecimento simples de realizar e que traz inúmeros benefícios para a sua carreira. 
Composta por quatro círculos que se sobrepõem: o que amo fazer; o que posso fazer bem; o que posso ser pago para fazer; e o que o mundo precisa. Tudo isso, junto com o ikigai ao centro, onde é possível alinhar suas aspirações pessoais e profissionais a seus valores e oportunidades de trabalho.
É uma forma de buscar respostas e ajudar você a encontrar seu propósito pessoal e profissional, além de encontrar a tão sonhada felicidade nesses dois aspectos. Encontrar tudo o que está no centro de sua mandala e ser honesto com si mesmo é a melhor forma de começar. Afinal, não há certo ou errado, e sim o que é melhor para você.
 
Que tal apostar nessa filosofia para melhorar a sua carreira e até mesmo sua vida pessoal?
 
Com o auxílio da Sou, você pode encontrar o seu propósito e viver alinhado com as suas reais expectativas e sonhos de vida! Entre em contato comigo por aqui, e vamos juntos construir a sua história!