Sucesso

no trabalho: 7 técnicas para começar

outubro 07, 2019 | Shaíze Roth
Sucesso no trabalho: 7 técnicas para começar
Sempre que falo de sucesso aqui no blog, tento deixar claro que você é a única pessoa responsável pelo seu sucesso. É apenas assumindo as rédeas da sua vida  que o seu desenvolvimento como pessoa virá, dando a você sucesso não apenas na vida pessoal, mas também no trabalho. E por sabermos que querer ter sucesso no trabalho é uma necessidade humana, hoje vamos refletir um pouco sobre por que algumas pessoas conseguem se sair tão bem na vida profissional enquanto outras sentem-se pressionadas, insatisfeitas e frustradas praticamente todo o tempo. 
Se você é do tipo de pessoa que sempre se esforça muito no trabalho, mas tem a impressão que isso nunca é o suficiente, nunca consegue sair no horário e está sempre com as demandas atrasadas e não consegue curtir um momento de lazer sem pensar nos problemas do escritório, este texto é pra você. Afinal, aquele seu colega que está sempre em dia com seus afazeres, cumpre o horário certinho e parece estar sempre de bem com a vida, inclusive na área profissional, tem sorte ou competência? E essa competência está faltando pra você?
Calma, é mais complexo do que isso. Segundo o escritor, professor e teórico em administração Morten T. Hansen, esse seu colega não tem nenhum talento especial ou mais sorte do que você; ele simplesmente trabalha de uma forma inteligente. Em sua obra “Sucesso no trabalho”, Hansen conta o óbvio, mas que muitas vezes não nos damos conta: trabalhar assim não somente é possível, mas também é muito mais fácil do que parece. 
Em um passo a passo, o autor explora no livro os resultados de um estudo sobre desempenho individual realizado a partir de pesquisas com 5 mil gerentes e funcionários de várias empresas durante o ano 2011. A partir disso, Hansen estruturou 7 práticas de trabalho inteligentes e ligadas ao seu desempenho profissional. E vamos falar um pouco de cada uma delas a seguir. Confira!
Selecionar: esse passo consiste em separar, dentro da sua realidade e possibilidades, um conjunto de prioridades, dedicando-se a elas o máximo possível e sempre buscando os melhores resultados. A ideia aqui é reduzir o número de coisas que você tem para fazer, concentrando-se em fazer menos, mas melhor. 
Redesenhar o trabalho: o segundo passo, para Hansen, é cuidar para que seu trabalho tenha algum valor para os outros, e não exista apenas para atingir metas pré-estabelecidos. Nesse caso, se a meta não for alcançada, de que valeu o seu esforço?
Evite a repetição: seja de métodos, de regras ou de esquemas. A ideia aqui é usar os erros cometidos para melhorar seu trabalho, fazendo revisões constantes dos seus processos.
Tenha um propósito: já falamos aqui sobre propósito, que tem tudo a ver com esse passo. Procure funções que combinem sua paixão por fazer o seu trabalho com uma forte sensação de propósito. Ou seja: não basta apenas fazer o que gosta, mas também entender a relevância do que você faz e a mudança que isso causa na vida das pessoas.
Use sua influência: use da sua influência para conquistar o apoio e o respeito de seus colegas. Argumente a seu favor, sempre apelando para o emocional do seu receptor, mas com uma determinação inteligente, direcionando seus argumentos pessoa a pessoa. 
Mais foco, menos reuniões: diminua a frequência de reuniões sem sentido, com um trabalho mais focado na sua equipe. Perder tempo reunindo-se para discutir assuntos supérfluos só atrapalha sua produtividade e a da sua equipe.
Escolha seus projetos: saiba quando dizer sim e não na hora de aceitar entrar em projetos colaborativos. Lembre-se que todo projeto envolve compromissos, e você deve saber escolher e recusar, dentro do possível, aqueles que não serão produtivos para você. 
É claro que essas 7 práticas não são tudo o que você precisa para ter sucesso no trabalho, mas são um ótimo início para quem está em busca de mudanças. Gostou da nossa dica de leitura e quer saber ainda mais sobre como mudar de vez sua vida, seja pessoal ou profissional, em busca de sucesso? Clique aqui e deixe a Sou ajudar você!