O que é o método OKR? (Objective Key and Results)

outubro 08, 2020 | Shaíze Roth
O que é o método OKR? (Objective Key and Results)
O termo OKR – Objective Keys and results, de maneira prática e direta, é uma metodologia de gestão focada em simplificar o rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma empresa. Além dessa classificação técnica, o que diferencia OKR de modelos tradicionais, é sua característica de comunicação e alinhamento, que motiva pessoas a trabalharem juntas, concentrando esforços para fazer contribuições mensuráveis e desafiadoras para o progresso de uma organização.

De onde surgiu o termo OKR?

Começamos entendendo a origem desse termo: o modelo de gestão OKR foi criado na década de 70 por Andrew Grove, presidente da Intel e apresentado para o grande público, em seu famoso livro “Administração de Alta Performance”. No livro, Andrew aborda que esse modelo surgiu como uma resposta da Intel para os rápidos avanços tecnológicos e transformações do mercado da época. Era necessário ter um modelo de gestão que permitisse as empresas se adaptar de forma rápida à todas essas mudanças. Portanto, isso denominou-se OKR.

John Doerr conta que o time de líderes do Google estavam em torno de uma mesa de pingue-pongue quando lhes apresentou o OKR pela primeira vez. Sergey e Larry enxergaram o grande valor da metodologia e começaram a escrever os primeiros OKRs para o Google e, em seguida, seus OKRs individuais.

Desde então, a prática virou rotina trimestral na empresa. Segundo Rick Klau (Google Ventures), o “Google não era o Google” até começar a praticar os OKRs no seu início. O Google cresceu com OKR, a empresa foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil atualmente, em mais de 50 países diferentes. Isso mostra um pouco de como o modelo pode ser utilizada tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.

Desde a adoção do Google, o OKR começou a tornar-se amplamente difundido entre as empresas que nasciam com um DNA totalmente diferente das empresas tradicionais no Vale do Silício. Atualmente, OKR está presente no mundo todo, em empresas de diferentes tamanhos e segmentos, ganhando adeptos a cada dia.

Mas por que isso é importante para a minha empresa?

Esse tipo de gestão dá uma direção clara e parâmetros mensuráveis para a conquista dos números ideais. Mas, além dessa classificação técnica, o que diferencia OKR de modelos tradicionais, é sua característica de comunicação e alinhamento, que motiva pessoas a trabalharem juntas, concentrando esforços para fazer contribuições mensuráveis e desafiadoras ??para o progresso de uma organização.

Planejar e executar são tarefas que parecem muito simples no papel, mas que, na realidade, são bastante complexas. Tanto que a busca por ferramentas e metodologias de gestão parece não ter fim. Outro extremo é achar que não há necessidade de se preocupar com gestão eficiente quando o negócio é lucrativo.

Todo e qualquer negócio precisa ter um direcionamento para manter seus resultados e, pensando em fortalecer a operação e escalar seus objetivos, é fundamental buscar um modelo sólido de gestão e que possa ser aplicado com facilidade.

Portanto, para que haja um crescimento e desenvolvimento constante da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, invista em modelos de gestão que tragam resultados positivos e benéficos e você irá colher ótimos resultados.

Conte com a Sou para desenvolver cada vez mais sua empresa, implementando ótimos direcionamentos para o seu negócio, incluindo o processo de OKR, clique aqui e saiba mais!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!