Sororidade no ambiente de trabalho

março 01, 2021 | Shaíze Roth
Sororidade no ambiente de trabalho
A palavra sororidade é relativamente nova na língua portuguesa e advém do latim, onde soror se refere à irmã. Para cada mulher, este termo pode ter significados e dimensões diferentes. No ambiente de trabalho, a sororidade deve ser colocada em prática para que mulheres possam ser mais empáticas umas com as outras e se fortaleçam.

Em termos de trabalho, ainda hoje, há discriminação de mulheres no ambiente profissional. Mulheres ocupam menos cargos de liderança, ganham menos que os homens em funções equivalentes e têm menos voz ao se posicionarem.

Cabe às mulheres criarem uma rede contínua de fortalecimento, onde “uma mulher puxa a outra”, para que possam se destacar e serem valorizadas. É preciso que as mulheres se tenham como aliadas e não como concorrentes. Para que isso aconteça, nós temos algumas dicas:


Lute pela equidade de gênero em sua empresa
Promover a equidade de gênero em todas as esferas sociais e econômicas gera empoderamento feminino e melhora a qualidade de vida de mulheres e crianças, fortalecendo a economia, impulsionando negócios e promovendo desenvolvimento.
A empresa que tem como valor a equidade de gênero precisa se posicionar diante todos os envolvidos e fortalecer este compromisso perante a sociedade. O comprometimento público contribui para a evolução e a educação a favor de uma sociedade cada vez mais igual.

Seja aliada, não concorrente
Desenvolva um olhar cuidadoso com as mulheres ao seu redor e identifique maneiras de promover fortalecimento mútuo. As mulheres, ao apoiarem umas às outras, aumentam as chances de crescimento e criam estratégias mais produtivas quando trabalham entre si. Quando uma mulher atinge um posto de liderança, sua principal função é estimular as demais a crescerem e ganharem espaço na corporação.

Valorize o trabalho de outras mulheres
Quando perceber que há uma mulher realizando grandes feitos, obtendo bons resultados, com muito esforço e competência, exalte-a. Quando o ambiente é muito machista, os feitos dos homens costumam se sobressair e o trabalho das mulheres é menosprezado.
Portanto, quebre esta corrente masculina e, se estiver a seu alcance, recompense estas mulheres com promoções e aumentos de salário, assim como ocorre com os homens. Lute por isso.

Combata o machismo
Atitudes machistas não são engraçadas nem aceitáveis. As mulheres não podem consentir quando um colega provoca constrangimento e as inferiorizam por questão de gênero.
Mulheres: sempre deixem claro quando não se sentem confortáveis com situações machistas e de maneira educada, sinalizem atitudes inadequadas.
A sororidade precisa ser praticada entre as mulheres, pois, assim como os homens se fortalecem em suas fraternidades, elas também precisam buscar redes de apoio para obter destaque em todos os aspectos de suas vidas.


A Sou valoriza os feitos de quaisquer pessoas e, por isso, queremos compartilhar conteúdos que privilegiem a todos. Conte conosco para apoiar seus passos em busca de seus objetivos.
Para receber conteúdos atualizados, pensados com muito carinho, inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!