Trabalho

em clima de Halloween? Seja a mudança que você procura!

outubro 31, 2019 | Shaíze Roth
Trabalho em clima de Halloween? Seja a mudança que você procura!
Estamos em crise com o trabalho. E quando digo nós, falo sobre toda a sociedade, envolta de uma cultura que prega que trabalhar é algo difícil, pesado e deve ser encarado como um fardo, uma obrigação. É cada vez mais comum vermos em nosso dia a dia aquele nosso amigo ou colega com uma expressão insatisfeita, certo de que o trabalho o faz infeliz, transformando a vida e a rotina em um verdadeiro halloween, certo?

O problema é que a maior parte do nosso dia, fora quando estamos dormindo, nós passamos no trabalho. Ou seja: se não gostamos do que fazemos, também não estamos curtindo e aproveitando a maior parte do nosso dia. Com isso, geralmente aparecem dois sintomas: crise e infelicidade. Sentimos pressão em cada pequena atividade, não conseguimos nos conectar com os resultados que produzimos e estamos sempre pensando em fugir daquilo que estamos fazendo. 

Isso também faz com que vivamos nossa vida e o nosso trabalho como uma versão ruim de nós mesmos: não tratamos as pessoas tão bem quanto deveríamos, não conseguimos sorrir para o colega do lado, reclamamos sobre tudo e desanimamos em frente a cada pequeno problema. Parece uma situação difícil de sair, não é? Mas a verdade é que para transformar esse halloween em algo bom, é preciso apenas uma mudança de atitude. 
Pensando nisso, hoje listei 4 conselhos simples que podem ser o início da mudança da sua vida no trabalho, deixando para trás o que faz você infeliz e tomando o controle da sua própria vida. Continua comigo!

Aprenda algo novo
Seja em nossa vida pessoal ou no trabalho, sempre temos a tendência de estudar mais e nos dedicarmos mais quando fazemos aquilo que realmente gostamos. Assim, desenvolvemos capacidades ao decorrer do tempo que nos fazem crescer e nos desenvolver tanto como pessoas quanto como profissionais. Se você acredita que lhe falta motivação, que seu conhecimento sobre algo é limitado ou que você alcançou tudo o que poderia dentro da sua empresa, pesquise mais! Sempre há algo para aprender, e estar aberto a isso é o primeiro passo para a mudança. Lembre-se: conhecimento é a única coisa que não pode ser tirada de você. Então não deixe de estudar e aprofundar-se em uma área ou assunto que faça sentido para você. 

Saiba o seu propósito
Seu trabalho deve ser um instrumento para resolver algum problema no mundo. Se você está infeliz com o que faz, talvez o que lhe falte seja um propósito. Ao sentir que faz parte de algo e que sua atividade ajuda a tornar o mundo um lugar melhor, você vai conseguir estar mais conectado e satisfeito com o seu trabalho. Antes de sair de casa, vá até o espelho e pergunte a si mesmo: “Por que eu faço o que faço?” Tenha em mente o motivo pelo qual você acorda todos os dias para fazer algo que ninguém mais está fazendo. Saiba porque você faz o que faz, sinta que isso faz diferença para alguém e nunca mais sinta-se infeliz trabalhando.

Tenha um mentor
Muito do profissional que você irá se tornar diz respeito às pessoas com quem vai conviver. Esteja sempre perto daqueles colegas que ajudam você a crescer de alguma forma, dando apoio e dividindo conhecimento sempre que possível. Eleja pessoas-guia para sua carreira, tendo sempre alguém como referência do profissional que deseja se tornar. Um mentor precisa ser alguém que te inspira, que te faz querer sempre entregar mais e melhor. Com essa referência em mente, é muito mais fácil que seus dias deixam de ser um verdadeiro halloween e transformem-se sempre em uma nova chance de mudança e crescimento.

Tome o controle
Expor nossas ideias e opiniões dentro de uma empresa é sempre um ato difícil. Afinal, não sabemos a reação dos nossos superiores ou se o que propomos será levado para frente e de fato realize mudanças no fluxo de trabalho. Mas é importante saber que a vulnerabilidade também é crescimento, pois é a partir dela que você expõe o que pode oferecer para sua empresa. Imponha-se e exponha suas ideias, acreditando na sua capacidade. Uma grande mudança pode acontecer a partir de um sentimento ou pensamento compartilhado, e sua vida no trabalho pode ser muito melhor a partir disso. Que tal tentar?

Muitas vezes são as pequenas atitudes que fazem a diferença no seu trabalho. E então? Que tal deixar o clima de halloween de lado e nunca mais ser infeliz fazendo o que você faz? Conheça um pouco mais sobre nossos serviços de coaching e seja a mudança que você procura. Clique aqui e visite nosso site!