Saiba mais sobre gestão saudável das emoções

julho 19, 2021 | Shaíze Roth
Saiba mais sobre gestão saudável das emoções
A melhoria dos nossos relacionamentos interpessoais começa por nós e pelas mudanças que promovemos em nós mesmos. É a maneira como vemos o outro e gerimos as emoções que define se nossos relacionamentos serão bons ou ruins.

Estudos comprovam que, pessoas que investem em relacionamentos interpessoais positivos, tendem a viver melhor e por mais tempo. Agora entenda por que a gestão das emoções é tão importante, através de nossas dicas.

4 dicas para uma gestão saudável de emoções

1 – O que os outros fazem não é a causa de nossos sentimentos e sim, a maneira como interpretamos as situações. A nossa relação tem a ver com as nossas experiências de vida e a forma como aprendemos a lidar com elas. Por isso, perceba como seus pensamentos fazem com que você interprete de forma errônea algumas situações. É importante não catastrofizar os acontecimentos e sim, enxergá-los como realmente são.

2 – Entenda que algumas reações são reflexo de um imprevisto ou mau momento durante o dia das pessoas. Todo mundo tem um dia ruim e não gerir bem as emoções nesses casos, pode criar situações desagradáveis. Resolva conflitos quando você não estiver ansioso, tendo uma comunicação mais empática e assertiva com as pessoas as quais você convive.

3 – Saiba lidar com o “ranço”. Guardar mágoas não nos ajuda a evoluir e prejudica a nossa saúde e bem-estar. Muitas vezes, criamos bloqueios diante de uma situação específica e acabamos irritados com as pessoas sem esclarecer o ocorrido. Converse e esclareça as situações de desconforto. Quando rotulamos as pessoas de acordo com a nossa percepção e interpretação, nem sempre lembramos que elas também têm as suas experiências de vida. Então, saiba interpretar, conhecer semelhanças, evitar julgamentos e se colocar no lugar do outro. Isso é empatia e deve ser praticado sempre.

4 – Pratique a linguagem do amor e melhore seus relacionamentos interpessoais. Conheça algumas posturas que colocam em prática essa linguagem:
 
  • Presentes: as pessoas se sentem amadas e cuidadas quando recebem mimos, por mais simples que sejam. 
  • Palavras de afirmação: elogie as pessoas e suas ações, demonstre carinho e reconheça as atitudes positivas dos outros.
  • Toque físico: o toque é algo muito valoroso para algumas pessoas. No ambiente de trabalho, uma mão no ombro ou um abraço podem ser demonstrados como forma de reconhecimento.
  • Tempo de qualidade: ao estar com pessoas, aproveite ao máximo a oportunidade. Olhe nos olhos, participe das situações por inteiro, evite ficar no celular e demonstre afeto.
  • Gestos de serviço: ajudar com tarefas diárias também é uma forma de demonstrar carinho. Contribuir na execução do trabalho de um colega e em casa, ajudar com as tarefas domésticas, são maneiras de mostrar que você se importa e que as pessoas são especiais.  

Nossas dicas são viáveis para todos que desejam gerir com mais facilidade as suas emoções, mas precisam ser lembradas e trabalhadas a longo prazo para que se tornem um hábito.

Se você deseja mais dicas como essas e uma orientação de qualidade para alcançar seus objetivos e viver focado, conheça a Sou e saiba como podemos lhe ajudar.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!