Saiba

como planejar um 2020 de muito sucesso!

janeiro 23, 2020 | Shaíze Roth
Saiba como planejar um 2020 de muito sucesso!
2020 começou com tudo. Nas redes sociais e nas ruas, a discussão é sobre esse ser ou não o ano que marca a nova década. Quem pesquisou, descobriu que a questão é puramente matemática e que a década não começa com o ano 0, mas sim com o ano 1. Historicamente, essa é a forma que escolhemos para marcar o tempo. Porém, assim como outras coisas, tudo depende da nossa perspectiva.

A verdade é que, independentemente de como você o enxerga, 2020 é um ano todo novo, carregado de novas possibilidades e novas oportunidades de planejamento. Por isso, seja qual for sua visão a respeito desse número tão simbólico, uma coisa é certa: ano novo é sinônimo de mudança, de empolgação e de novos caminhos – ou novas escolhas para os mesmos caminhos.
Pensando nisso, neste texto quero falar sobre como fazer do seu planejamento para 2020 o melhor possível e começar o ano com o pé direito. Vem comigo?

Mas antes, um pouco de reflexão
Os anos têm passado cada vez mais rápido, não acha? A minha sensação, pelo menos, é que 2019 veio e se foi como um sopro. Você também se sente assim? Consegue pensar em tudo o que fez no ano que passou? Nos objetivos que cumpriu? Em quais eram os seus desejos no início de 2019 e quais foram alcançados? Se a resposta for meio confusa, possivelmente foi por falta de planejamento.

Nesse início de 2020, pense em tudo o que ainda deseja conquistar, liste suas prioridades e pense em cada passo que será preciso dar para chegar até elas. Depois, comece o planejamento de como alcançar todos esses objetivos. De novo, um ano novo é também sinônimo de inúmeras formas de vencer os obstáculos e ter um ano muito melhor e cheio de desafios. Agora sim, vamos às dicas!   
   
Termine o que começou em 2019
Obviamente, é muito mais difícil fazer o planejamento de um ano novo se você possui questões pendentes, seja na vida pessoal, profissional, financeira etc. Por isso, finalize o que você começou no ano que terminou, tornando esse seu primeiro objetivo de 2020. Nada de questões inacabadas, ok?

Ano novo pede organização
Seja a mesa do seu escritório, o seu guarda-roupa, aqueles papéis jogados na gaveta ou até mesmo suas ideias e pensamentos: a dica número 1 para um bom planejamento sempre é a organização. Uma mente bagunçada impede que a criatividade flua, e o seu ambiente exterior também interfere nisso. Então, mão na massa e comece a faxina – dentro e fora.

Pensamento positivo e autorresponsabilidade
Sim, muito do que atraímos tem a ver com os pensamentos que cultivamos. Por isso, faça do pensamento positivo a chave para o sucesso de todos os seus planejamentos em 2020. Não crie problemas que não existem, não transfira a responsabilidade de suas atitudes para o acaso e tenha controle do seu futuro.

Além disso, é importante ter autorresponsabilidade e saber que as coisas não podem ficar apenas no planejamento: precisam ser executadas. É claro que erros podem – e vão – acontecer, mas vai de você desenvolver a capacidade para superá-los e aprender com eles. No fim, mesmo que você caia, logo irá levantar com ainda mais determinação para seguir em frente. Então, perceba seus erros, assuma-os e aprenda com eles.

Busque conhecimento
Faça de 2020 o melhor ano para os seus estudos. É a chance de traçar seu planejamento para aperfeiçoar-se ainda mais pessoal e profissionalmente, buscando conteúdos de qualidade e que ajudem você a chegar ainda mais longe nesse ano novo. Afinal, conhecimento nunca será demais e sempre vai ser o seu maior investimento.

E por falar em conhecimento, aqui na Sou nós oferecemos diferentes formas de ajudar você a começar 2020 com o pé direito, crescendo como profissional e tendo em mãos o controle do seu planejamento pessoal e profissional. Quer saber como? É só clicar aqui.