Qual é a importância de valorizar a saúde mental no ambiente de trabalho?

outubro 08, 2021 | Shaíze Roth
Qual é a importância de valorizar a saúde mental no ambiente de trabalho?
Falar sobre saúde mental já não é mais um tabu tão grande quanto era há alguns anos, e, cada vez mais, o tema está presente no nosso dia a dia. 

Essa questão também deve fazer parte do mundo corporativo, não apenas como assunto de conversa, mas refletida em preocupações e iniciativas concretas das empresas. 

Acompanhe o texto para conhecer os benefícios da valorização da saúde mental, dicas de iniciativas e exemplos de ações para se inspirar!

Quais são os benefícios de valorizar a saúde mental?
  • A produtividade melhora: funcionários estressados, passando por problemas como burnout, ansiedade, ou depressão, com certeza não estarão disponíveis para dar o seu melhor. Cuidar do bem-estar de todos gera mais motivação. 

Quando todos estão bem, o clima organizacional melhora. O serviço se torna leve e é fácil conviver em equipe, o que também aumenta a qualidade da produção. 
  • A empresa se torna mais humana e socialmente responsável: o aumento da produtividade não deve jamais ser o único foco ao pensar em saúde mental. Um empreendimento que não enxerga seus colaboradores como pessoas, acima de tudo, está fadado a ser deixado para trás. Quando está explícito nas ações que o bem-estar psicológico é importante, a empresa adiciona essa abordagem humana e sensível à sua cultura. 

Além disso, quando um profissional vê seu local de trabalho valorizando a saúde mental, ele irá levar isso para todos os aspectos de sua vida.

Trazer informação e ajuda qualificadas irá impactar não apenas o trabalho realizado naquele local, mas a vida e o futuro de todos os envolvidos. 


O que fazer para valorizar a saúde mental?

O cuidado com o bem-estar de todos deve estar integrado à cultura da empresa. 

Para o setor de recursos humanos, fica a responsabilidade de acompanhar de perto cada funcionário e, se possível, oferecer ajuda e tratamento com profissionais qualificados. Mas, todos devem estar engajados nessa preocupação, especialmente os líderes, que precisam atentar para qualquer problema que seus subordinados possam estar vivenciando.

Fazer uma pesquisa de clima organizacional é uma ótima maneira de identificar se todos estão satisfeitos com a forma de trabalho. Se é identificado que algo dentro da organização está causando problemas de estresse ou burnout, a empresa deve fazer o melhor para modificar esse processo. 

Como outras empresas valorizam a saúde mental?

Nestlé – Faz parte do movimento #MenteEmFoco, que incentiva empresas a reconhecerem a importância da saúde mental. Todos os colaboradores da Nestlé têm direito a acompanhamento individual, com uma rede de apoio formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos e os líderes passam por treinamento para práticas de cuidado com o bem-estar da equipe. 

Maple Bear – A rede de educação bilíngue investe em uma parceria com a startup YouFeel, uma empresa de tecnologia para soluções de saúde mental. Com isso, seus colaboradores participam de programas de prevenção contra burnout, estresse, ansiedade e depressão. 

Nubank – Mesmo antes da pandemia, a startup financeira já oferecia o NuCare que inclui assistência psicológica, financeira e jurídica 24 horas, além de contar com ambulatório com profissionais aptos para atender casos de depressão e ansiedade. 

Valorizar a saúde mental deve ser parte das prioridades

Assim como oferecer plano de saúde, vale-alimentação e outros benefícios, o cuidado com o bem-estar deve se tornar parte do dia a dia do mundo corporativo. 

Se você quer aprimorar o zelo e as iniciativas de saúde-mental da sua empresa, entre em contato e saiba como fazer isso clicando aqui