Profissional T-shaped: conheça as características desse perfil

abril 12, 2022 | Shaíze Roth
Profissional T-shaped: conheça as características desse perfil
Você sabe dizer qual tipo de profissional é o mais requisitado pelas empresas? Essa não é uma tarefa fácil, pois as tendências do mundo corporativo mudam rapidamente. 

Mas, existe um conceito que exemplifica um trabalhador completo, que pode entregar um serviço de excelência e ainda colaborar para o desenvolvimento de outras áreas.

Estamos falando do profissional T-shaped! Se ainda não conhece o termo, acompanhe o texto para saber o que significa. 

O que é um profissional T-shaped?

Pense na forma do T maiúsculo: ele tem uma linha vertical longa e sustenta outra, horizontal, acima dela. Esse formato define o conjunto de habilidades de um profissional T-shaped. 

Ele é especialista em um assunto, que é a base de suas funções, mas tem conhecimento em outros temas dentro de sua área, podendo tornar o seu trabalho e o da equipe ainda mais rico. 

Para entender melhor, podemos pegar o exemplo de alguém que trabalha com marketing digital, expert em análise de dados e geração de leads. Se, além desses assuntos, o colaborador souber um pouco sobre marketing de conteúdo, SEO e vendas, conseguirá pensar em soluções inovadoras e que façam sentido para o restante da equipe, facilitando o trabalho de todos. 

Também é indispensável que ele tenha um conjunto de hard skills e soft skills (saiba mais sobre isso clicando aqui). 

Quais são suas características?
Algumas habilidades gerais que todo profissional T-shaped precisa ter são: 

- Empatia;
- Saber trabalhar em equipe;
- Facilidade em relacionamentos interpessoais;
- Conseguir sair da zona de conforto; 
- Resiliência;
- Autoconhecimento e autoavaliação;
- Flexibilidade;
- Disposição para continuar aprendendo coisas novas. 

Por que as empresas valorizam profissionais T-shaped?

As competências multidisciplinares são cada vez mais procuradas, pois ajudam a integrar diferentes equipes e áreas do conhecimento, para criar projetos inovadores e resolver problemas de forma única e criativa. 

Quem tem essas características se torna muito adaptável, transitando facilmente por diversos setores e áreas, lidando bem com momentos de crise, pressão e mudanças. Em tempos de pandemia, as empresas buscam cada vez mais por pessoas com esse perfil, pois estão preparadas para enfrentar as dificuldades e transformações que o mundo vem vivendo. 

Como desenvolver profissionais T-shaped? 
As organizações que precisam de funcionários com esse perfil e as pessoas que querem adquirir mais conhecimentos em sua área podem desenvolver habilidades com as seguintes dicas: 

Implementar o reskilling
Essa prática que é tendência no mundo corporativo consiste em requalificar o profissional através de novas tarefas e desafios, como colocando-o em uma nova função ou em iniciativas nunca antes feitas. 

Focar na união da equipe
Um time engajado e em harmonia troca informações e aprendizados com mais facilidade, de forma que todos acabam conhecendo mais sobre o trabalho dos colegas e compartilhando conhecimento. 

Capacitações e treinamentos
Oferecer cursos e workshops que ajudem a enriquecer as habilidades procuradas, tanto as específicas de uma área quanto as gerais, é essencial para incentivar o aprendizado e transformar sua equipe em profissionais T-shaped. 

Conte com a Sou! 
Quer ter o perfil T-shaped ou desenvolver essas características em seu time? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.