Profissional

do futuro: qual o segredo?

abril 11, 2019 | Shaíze Roth
Profissional do futuro: qual o segredo?
Durante nossa carreira e desenvolvimento profissional, acabamos enfrentando alguns desafios e medos considerados saudáveis para aprimorar nossas habilidades pessoais e profissionais. Afinal, o mundo vem acompanhado de diversas transformações diárias, que reconfiguram tudo, inclusive as estruturas do trabalho, fazendo com que o mercado acompanhe essa evolução e se aprimore.
 
E quando falamos do cenário profissional e educacional atual, é possível identificar certa preocupação com o nosso futuro, que vem acompanhado do surgimento de diversos questionamentos: "Quais são as habilidades humanas que necessitamos nos dias atuais?", "O que precisamos saber e fazer para que tenhamos sucesso no futuro?", entre diversas outras. E são estas as perguntas que revelam que há grandes desafios ao viver na era digital e no aumento da velocidade com que o conhecimento se torna ultrapassado.
 
Isso tudo nos faz notar a inquietação que nos cerca quando se trata do prazo de validade da formação profissional e do conhecimento adquirido. Afinal, quando terminávamos algum ciclo educacional, nos sentíamos tranquilos e seguros porque sabíamos que a resposta para "dominar" o futuro e construir a carreira e a vida apenas era fazer cursos para estarmos capacitados, pois sempre confiamos em especialistas da educação que prometiam e prometem tornar a nossa jornada profissional um sucesso. E essa formação nos garantiria isso até o fim de nossas vidas profissionais. Mas isso só funcionou bem até o final do século passado, quando o mundo demorava para que as mudanças começassem a surgir.
 
Porém, nos últimos 20 anos, com a aceleração nas mudanças causada pelo crescimento da tecnologia, os nossos prazos de validade acabaram ficando cada vez menores, nos fazendo perceber que os nossos conhecimentos, formações e conquistas anteriores não garantem mais o nosso sucesso no futuro.
 
Estamos passando por um momento onde o mercado sofre de uma escassez de cursos adequados e profissionais preparados para atuar no mundo digital atual, que está cada vez mais complexo e avançado. Por outro lado, conforme o mundo digital avança, a demanda por esse tipo de profissional aumenta cada vez mais. Assim, as formações também sofrem para conseguirem acompanhar toda essa tecnologia, afinal, elas acabam não dando conta do ritmo de transformação que se impõe na sociedade atualmente e também para um futuro próximo.

E para resolver esse problema, não é suficiente saber apenas o "que" não funciona, é preciso entender o "porquê", para descobrir "como" solucioná-lo e fazer com que tudo comece a evoluir junto com essa era tecnológica.
As tecnologias digitais estão impactando o cérebro humano e isso acaba nos fazendo mudar para acompanhá-las. Por isso, é preciso abandonar o foco no acúmulo de conhecimento e desenvolver uma mentalidade que busque habilidades que transformem os nossos esforços em resultados exponenciais, porque nosso futuro será do profissional exponencial!
 
Mas como se tornar um? Um caminho que pode ser garantia de sucesso é o desenvolvimento de uma interação entre nós e as tecnologias digitais, afinal, precisamos aprender a “dirigir” essa tecnologia exponencial em um processo onde cada parte possa contribuir com o seu melhor, gerando um resultado sustentável, positivo e cooperativo.