Por

que conhecer o seu perfil comportamental é importante

junho 24, 2019 | Shaíze Roth
Por que conhecer o seu perfil comportamental é importante
Um dos autores mais conhecidos na área da administração de negócios, Idalberto Chiavenato, defende que o sucesso de uma empresa depende cada vez menos de um líder genial na ponta de cima e cada vez mais de pessoas motivadas na base. E essa motivação está diretamente ligada com o perfil comportamental de cada profissional. Pensando isso, William Marston, PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, elaborou na década de 1920 a teoria DISC, para explicar as reações e comportamentos emocionais de cada pessoa.

Ou seja, ele entendeu que cada um possuía um tipo de perfil e que isso influenciava diretamente na ação e relação de colaboradores dentro de uma empresa, por exemplo. Com essas informações, a metodologia DISC possibilita mais assertividade na gestão de pessoas e no desenvolvimento de equipes. Assim, cada pessoa pode ser avaliada conforme seu perfil, sem elencar melhores e piores características, apenas diferentes.

Do estudo, o autor elencou quatro tipos comportamentais principais, muito utilizados para classificar profissionais e auxiliar na gestão de pessoas atualmente: dominância, influência, estabilidade e conformidade. Confira, a seguir, as características de cada uma:

Dominância: presente em profissionais com facilidade para lidar com desafios e dificuldades diários. Entre as principais características desse perfil estão a busca por resultados imediatos e a aptidão para tomar iniciativas. Pessoas dominantes são vistas como corajosas, determinadas, egocêntricas, exigentes e enérgicas.
Influência: pessoas com facilidade de exercer influência sobre as outras de forma natural e espontânea. Profissionais desse perfil geralmente são entusiasmados, empáticos, autoconfiantes e otimistas. Também possuem alto poder de persuasão e são assertivas em sua comunicação.
Estabilidade: pessoas enquadradas nesse perfil apresentam nível de paciente alto, previsibilidade, gentileza e comportamento estável. Geralmente são resistentes a mudanças e tem facilidade com rotinas e padrões estabelecidos. Por outro lado, profissionais com esse tipo comportamental trabalham bem em equipe e são ótimos ouvintes.
Conformidade: pessoas com essa característica têm grande facilidade para cumprir e respeitar ordens, regras e decisões tomadas por terceiros. Em suas características constam a cautela, o rigor, a precisão, a lógica e a disciplina. Por sua natureza perfeccionista, também costumam ser cuidadosos com prazos e com a qualidade do trabalho a ser entregue.

A importância de fazer sua análise de perfil
Seja na vida pessoal ou profissional, entender qual é o seu perfil comportamental pode auxiliar em muitos fatores. É comum sentir-se deslocado em determinadas tarefas ou frustrar-se por não alcançar certas exigências dentro de uma empresa, por exemplo. Mas talvez uma pessoa estável não se dê bem com tarefas que exijam dominância. Ou seja: não existe perfil correto, basta adaptar-se à atividade que mais combina com você.
Depois de entender o seu perfil e quais objetivos pode alcançar com base nas suas características, fica mais fácil focar nas atividades que podem ajudar você a se desenvolver melhor tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. Percebeu a importância de conhecer-se melhor?

Outros tipos de análise comportamental
Além da metodologia DISC, existem outras formas de descobrir qual o seu tipo comportamental. Uma delas é a teoria do autor Ned Hermann sobre as dominâncias cerebrais e tipos de temperamentos.  Nela, cada pessoa é dividida em até quatro tipos de perfil: analítico, assertivo, visionário ou participativo. Para saber um pouco mais sobre essa teoria, clique aqui, leia nosso texto sobre o assunto e descubra o perfil que mais tem a ver com você.
Vale lembrar que uma só pessoa pode ter, em geral, até dois perfis dominantes. E claro, eles não são limitadores: cada um tem, dentro de si, características de todos os tipos comportamentais explorados por esses autores. Conhecer o que é dominante dentro de você, entretanto, pode ser um importante passo em busca de um maior desenvolvimento pessoal.

Se você ficou interessado em entender ainda mais sobre os perfis comportamentais ou precisa de auxílio em qualquer aspecto da sua vida ou carreira, clique aqui e entenda mais sobre o processo de Coaching com a Sou.