Metas e objetivos – como o planejamento pode ajudar a chegarmos onde desejamos.

novembro 24, 2020 | Shaíze Roth
Metas e objetivos – como o planejamento pode ajudar a chegarmos onde desejamos.
Em nossas vidas, há uma constante: focar em objetivos e trabalhar para conquistá-los. Quando um novo ano se aproxima, nós paramos para analisar o que conseguimos fazer e o que ficou pendente, além de planejar novos objetivos para o ano que vai iniciar.

Em geral, as pessoas têm objetivos mais exigentes com o passar do tempo e não querem ficar estagnadas em um mesmo lugar. Planejam aprender mais, crescer profissionalmente, adquirir bens, constituir família. Cada ser humano tem algum objetivo que deseja realizar.

O fato é que se não houver planejamento, fica mais difícil atingir os objetivos. Se você não avaliar quais são as etapas e recursos necessários para atingi-los algumas decisões que você toma, no meio do percurso, podem ser prejudiciais e atrapalhar mais que ajudar.

Para planejar-se, é muito importante que seus objetivos sejam claros: defina seu objetivo e identifique o que demonstrará que ele foi atingido (pense em uma evidência). No decorrer deste processo, vislumbre cada etapa necessária para chegar lá. Tente imaginar as sensações boas que terá durante o percurso.

Para não desanimar, tenha em mente todos os benefícios de chegar ao objetivo final, sinta o prazer que a realização de suas metas vai lhe proporcionar. Estabeleça um prazo para concluir o processo. Imagine qual o tempo ideal para que você atinja seus objetivos e projete-os para o futuro.

Feito isso, volte-se para o momento atual e efetivamente planeje cada passo que precisa ser executado para ter sucesso na sua caminhada. Neste momento é importante manter os pés firmes no chão e avaliar como cumprir seus objetivos utilizando os recursos que você tem ou pode adquirir.

Para sermos mais claros, listamos cinco passos importantes para você se organizar:

1 - Estabeleça o objetivo

Ao definir seu objetivo você passa a ter mais comprometimento. Estabeleça uma rotina de anotar as ideias que vão surgindo e revisá-las constantemente para garantir a execução.

2 - Planeje suas metas

O planejamento deve estar alinhado com aquilo que você deseja.  Você precisa estar preocupado e empenhado em atingir suas metas, assim será mais produtivo.

3 - Tenha indicadores

Ter indicadores do seu progresso ajuda a mensurar as reais necessidades que você ainda tem e correr atrás do que passou despercebido. Utilize planilhas e blocos de notas para manter o controle.

4 - Execute

Fique focado na execução das tarefas que auxiliarão no alcance de seus objetivos. Não acumule tarefas desnecessárias e execute seus planos.

5 - Revise

Mencionamos, anteriormente, a importância de garantir os meios para alcançar seus objetivos. Então revise sempre os seus processos frequentemente. Lembre-se de que é importante ter grandes sonhos, mas que você precisa manter os pés no chão.

Este artigo foi pensado para ajudar você a ser mais feliz e realizado. Desejamos crescimento e sucesso constante para aqueles que lutam por seus objetivos.

[Lembrete] A Sou está ofertando o curso: Planejando Objetivos – 2ª edição. Prepare-se para um 2021 ainda mais movimentado que este ano, sinta-se seguro e planejado para tudo!

Acesse aqui e se inscreva!

Nossos conteúdos são preparados com muito carinho e esperamos que tenha gostado.

Se sim, acesse nosso blog e tenha acesso a diversos temas para te motivar, clique aqui!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!