Como fazer um planejamento de carreira?

setembro 10, 2020 | Devemos ter o conhecimento que plano de carreira nada mais é do que um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem como um guia de crescimento profissional, mas qual o seu?
Como fazer um planejamento de carreira?
Primeiramente, devemos ter o conhecimento que plano de carreira nada mais é do que um conjunto de caminhos e metas bem definidos que servem como um guia de crescimento profissional. Se você é do tipo de pessoa que tenta visualizar sua carreira profissional daqui a 5, 10 ou 15 anos, então você já deu o primeiro passo para a criação de um plano de carreira.

Seja dentro das organizações, no mercado de trabalho, ou até na carreira acadêmica, esse tipo de planejamento se mostra uma importante ferramenta na progressão e busca pela posição profissional desejada.

Como montar um Plano de Carreira?

Nos últimos anos, o plano de carreira vem deixando de ser apenas um benefício oferecido pela empresa e passou a ser um plano individual, no qual cada um traça seus próprios objetivos.

O planejamento de carreira é classificado em dois tipos: o que a empresa desenvolve para o colaborador e o que o profissional desenvolve para si mesmo. O primeiro tipo vem acontecendo de forma reduzida pelas empresas, enquanto que o segundo vem sendo aproveitado para alcançar uma vida profissional significativa e de sucesso. Dentre os principais propósitos de um plano de carreira estão:

• Evolução do padrão de vida;
• Elevação de cargos;
• Crescimento de salário;
• Mais experiência com habilidades e novos conhecimentos;
• Experiência internacional;
• Ampliação de responsabilidade.

Estabeleça metas e faça um mapeamento

Lembre-se sempre de estabelecer metas, ou seja, um plano estruturado, desenhado a partir de componentes reais do nosso dia a dia, além de fazer um mapeamento de competências, listando as habilidades que adquiriu ao longo da sua jornada profissional, e um mapeamento do mercado, pesquisando área, função e cargo que você pretende entrar e quais as competências necessárias para atingir determinada posição. 

Para começar, é simples, acompanhe as dicas:

1. Analise seus potenciais

Verifique quais são seus pontos fortes e fracos para saber como lidar com os pontos fracos e como aproveitar os fortes.
 
2. Defina estratégias

Avalie as suas qualificações e veja se é possível alcançar determinado cargo com elas, será que é necessário mais algum curso, especialização? Observe e seja realista com as respostas.
 
3. Inspire-se em casos de sucesso

Pessoas bem sucedidas podem ser bem motivadoras, então, veja esses profissionais como quem pode ensinar coisas novas, devido a experiência ao longo da jornada.
 
4. Visualize o futuro e faça acontecer

O plano de carreira servirá como um guia da sua jornada, ele vai mostrar todo o caminho que você terá que percorrer para alcançar os seus objetivos. Não é uma tarefa fácil conquistar um crescimento profissional, muito menos conquistar sozinho, por isso, o dinamismo e a comunicação são essenciais nesse processo. Como as metas levam alguns anos até serem alcançadas é preciso ter paciência com o tempo e tentar viver o presente da maneira mais produtiva. 

Quer saber mais como traçar seu Plano de Carreira? Então, entre em contato com a Sou e saiba como começar! Clique aqui!
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!