Pipeline de liderança: como desenvolver gestores

abril 19, 2022 | Shaíze Roth
Pipeline de liderança: como desenvolver gestores
Uma liderança qualificada e preparada, desde um coordenador de uma equipe até o CEO, é o que faz toda a diferença nos processos de gestão e no crescimento de uma empresa. Bons líderes inspiram, motivam, ensinam e direcionam a cultura e as decisões de uma organização. 

Mas, como desenvolver profissionais preparados para isso? Uma técnica que pode ajudar é o que chamamos de pipeline de liderança. Descubra o que é, seus benefícios e como colocar em prática! Acompanhe. 

O que é pipeline de liderança? 
Podemos traduzir o termo “pipeline” como encanamento ou tubulação. Portanto, a expressão representa os caminhos que os líderes devem trilhar e as responsabilidades de cada etapa, até chegar em um estágio máximo. 

Esse modelo de desenvolvimento foi criado por Ram Charan, autor de um livro sobre o assunto; Stephen J. Drotter e James Noel, e parte do princípio de que existem seis etapas, cada uma com necessidades de formação diferentes. 

É uma forma de planejar e criar estratégias para o crescimento de um profissional como gestor, visando a construção de equipes mais capacitadas e estruturadas. 

Quais são as etapas do pipeline de liderança?
Os seis diferentes estágios são: 

1. Transição de líder de si mesmo para líder de outros 
É onde nasce um gestor. Nessa fase, um colaborador deixa de executar apenas suas tarefas individuais e passa a gerenciar uma equipe. Suas funções podem incluir planejamento da rotina do time, delegação de tarefas, feedback e mensuração de resultados. 

2. Líder de outros para líder de líderes
Aqui, o profissional não realiza mais tarefas individuais e passa a se dedicar também à formar e gerir outros líderes, não apenas uma equipe. 

3. Líder de líderes a líder funcional 
O líder funcional é aquele que está à frente de mais de uma área, e todas trabalham em conjunto. Ele deve compreender o trabalho de cada setor, equipe e colaborador, por isso, necessita estudar novas funções. 

4. Líder funcional a líder de negócios
Nesta fase, o gestor é responsável também pela geração de lucro para o negócio, elaborando estratégias e planos de ação, deixando de lado as tarefas do dia a dia e focando em estudar resultados e pensar em soluções. 

5. Líder de negócios a líder de grupo
Aqui, o grupo se refere a toda a empresa, portanto, quem desempenha essa tarefa deve ter uma visão global, multidisciplinar e integrada das áreas. 

6. Líder de grupo a líder corporativo
A meta desse gestor é unir toda a organização em prol de um objetivo único. Ele deve representar e exemplificar a cultura, os valores, a missão e a visão da empresa, além de lidar com relações externas, sendo uma espécie de porta-voz do negócio. 

Desenvolva líderes com a Sou
Quer aplicar a metodologia de pipeline de liderança em sua empresa? Conte com a nossa ajuda para identificar, preparar e capacitar seus futuros líderes. Clique aqui