Que

tal saber um pouco mais sobre o seu perfil comportamental?

junho 07, 2018 | Shaíze Roth
Que tal saber um pouco mais sobre o seu perfil comportamental?
Estar consciente dos nossos perfis comportamentais predominantes pode nos ajudar a explorar mais nossas forças e também estar atento aos ponto de dificuldade e como trabalhá-los. Nessa matéria resumí os quatro estilos para que você possa avaliar com qual deles você mais se identifica. Lembrando que em geral temos dois perfis predominantes então é possível que você se identifique com as características de dois perfis.

A teoria dos perfis comportamentais deriva da teoria de Ned Hermann sobre as dominâncias cerebrais e também dos tipos de temperamentos - que foi explorado por Hipócrates. Desde então essas teorias vem evoluindo de acordo com os desafios e comportamentos percebidos.

Analítico (Conhecido como Lobo ou Terra)
Principais Características: Focados em processos, tendem a ser mais detalhista, prudentes, disciplinados, organizados e confiáveis. Tomam decisões baseadas por normas e regras, gostam de enxergar o contexto da situação e por isso gostam de ter o maximo de informações. São cautelosos, priorizam a segurança. 
Pontos que podem virar dificuldades: Por buscarem a "melhor" opção tendem a uma análise excessiva de detalhes, tem dificuldade de quebrar normas, regras, procedimentos - o que pode bloquear a inovação.
Esse perfil tem um papel fundamental para grupos que buscam método, planejamento e segurança.

Assertivo (conhecido também como Tubarão, Fogo, Colérico)
Principais Características: Focados em resultados, objetivos, decididos, dominadores, independentes, ambiciosos, ágeis, querem respostas e resultados rápidos. São factuais, críticos, realistas, querem ser atendidos com rapidez e normalmente são mais agitados.
Pontos que podem virar dificuldades: Ser impacientes o que pode torná-los impulsivos, podem ser agressivos durante confrontos e não aceitar bem ideias que sejam contrárias as suas, envolvimento em lutas de poder, ser independentes demais e não pedir ajuda.
Esse perfil tem um papel fundamental para grupos que buscam ação e resultado.

Visionário (conhecido também como Águia ou Ar)
Principais Características: Focados na inovação, gostam de pensar em coisas novas e saídas diferentes, gostam de desafios, evitam ambientes muito rígidos, valorizam a liberdade de expressão e a quebra de paradigmas. Assumem riscos, gostam de surpresas, são conceituais e artísticos.
Pontos que podem virar dificuldades: Não gostam de lidar com prazos e regras rígidas, por terem ideias constantes tendem a ser mais dispersos e por ideias em prática. 
Esse perfil tem um papel fundamental para grupos que buscam inovação e boas ideias.

Participativo (Conhecido como Gato ou Água)

Principais Características: Focados em pessoas. Tendem a ser extrovertidos, afetivos, entusiasmados, influentes. Por ter facilidade em fazer amizades e boa comunicação, gostam de trabalhar em equipe, de ambientes dinâmicos e flexíveis.
Pontos que podem virar dificuldades: Entusiasmo exagerado, dificuldade para receber críticas, precisar de aprovação para reconhecer suas conquistas.
Esse perfil tem um papel fundamental para grupos que buscam dinâmismo, trabalho em equipe e comunicação efetiva.

Quer saber mais sobre perfis comportamentais? Entre em contato com a gente!

Shaíze Maldonado Roth - Psicóloga, Empreendedora e Coach - shaize@soucoachingeconsultoria.com 
Fundadora da Sou - Coaching e Consultoria, b
acharel em Psicologia pelo Centro Universitário FSG, Master Coach e Mentora pelo Instituto Holos, Personal, Professional e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós graduada no MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV. Atua com coaching, desenvolvimento de equipes, lideranças e empreendedores.