Qual

o perfil de um líder de sucesso?

agosto 27, 2019 | Shaíze Roth
Qual o perfil de um líder de sucesso?
Ser um líder é um dom para poucos. Conduzir algo através da força do trabalho em uma carreira profissional não é uma tarefa nada fácil. E ser um líder de sucesso é mais complexo ainda. Mas afinal, o que caracteriza um líder de sucesso? Para ser um líder de sucesso, não basta ter conhecimento técnico, uma trajetória profissional vitoriosa ou ser um bom executor de tarefas. 

Além disso, é preciso também ter ou desenvolver competências para liderar uma equipe com eficiência. Um bom líder, basicamente, se caracteriza por seu conhecimento técnico, além de possuir habilidade em influenciar e estimular pessoas, possuir vida equilibrada, praticar a ética, ser proativo, entre outros fatores.

Quais os tipos de liderança presentes nas organizações?

Dentre todas as características citadas para ser um líder de sucesso, existem diversos tipos de líderes nas mais variadas organizações, que demonstram suas fraquezas mas que também possuem diversos pontos fortes e atributos. Elencamos alguns tipos de líderes presentes nas organizações para você entender melhor:
 
  1. Liderança Autocrática (foco no chefe): o líder é o centro de todas as atenções e decisões, centralizando o poder em si, não permitindo que os liderados participem de praticamente nenhuma decisão. É o perfil “chefe”, que leva seus colaboradores na linha, cobra resultados, pressiona, não aceita sugestões e não permite que intervenham ou contestem suas ações.
  2. Líder Democrático (foco no líder e na equipe): oposto ao tipo anterior, o líder democrático conduz de forma democrática o seu cargo. Isso significa que ele inclui seus liderados em decisões e faz com que todos participem ativamente na construção de soluções e resultados, consultando a opinião da equipe, recebendo e solicitando ideias e feedbacks e dando espaço para sugestões. 
  3. Líder Liberal (foco na equipe): defende a liberdade da equipe, deixando que ela decida quais são os melhores caminhos a se trilhar e as melhores soluções para a resolução de problema, não sendo necessário um líder, uma vez que ele entende que os profissionais já são maduros, qualificados e capazes de gerenciar o seu próprio trabalho sem a supervisão direta.
  4. Liderança Situacional (foco nas situações e no nível de maturidade dos profissionais): a função é exercida de acordo com o nível de maturidade dos profissionais da empresa e nas situações presentes na organização. Significa que a liderança é adaptativa, com um perfil de um gestor que consegue se adequar, com mais rapidez, agilidade, estratégia, inteligência e assertividade às suas necessidades e demandas, com capacidade rápida de adequação. 
  5. Líder Coach (foco nas pessoas e nos resultados): as organizações são resultados de pessoas, e um líder com habilidades de coaching sabe muito bem isso. O foco principal do líder coach não é só conquistar mais resultados ao negócio, mas também identificar, treinar e desenvolver sua equipe de acordo com suas competências e qualidades, de modo que os colaboradores tragam à tona seu potencial e atinjam suas metas e objetivos junto aos da organização. 

Comportamentos que um líder de sucesso possui para liderar uma equipe

Primeiramente, um líder de sucesso precisa ser admirado para ser seguido. Para isso, sua conduta ética tem que ser exemplar, e por isso é preciso que ele seja honesto. Além disso, é necessário que ele tenha capacidade para delegar funções, transformando sua equipe em um grupo organizado e eficiente. 

Outros fatores também fazem parte dos comportamentos de um líder de sucesso: capacidade para definir metas, boa comunicação, senso de humor, transparência e confiança, compromisso com a equipe e o trabalho; atitudes positivas, criatividade e, claro, a busca constante por aprimorar, garantindo sempre uma ótima gestão e resultados positivos.

Desenvolva a sua liderança

Para quem é líder ou deseja tornar-se um, o coaching é uma ótima opção para dar a base necessária para conquistar resultados positivos em sua gestão, sendo uma grande ferramenta para apoiar o aumento da performance de lideranças, aprimorar suas habilidades e potencializar suas ações. O Coaching Online da SOU pode ser uma boa opção para você, por meio dele, você faz as melhores escolhas para a sua empresa e para todos os colaboradores. Clique aqui e conheça mais sobre o Coaching Online da Sou.