Os desafios do home office: como obter bons resultados com a sua equipe

abril 13, 2021 | Shaíze Roth
Os desafios do home office: como obter bons resultados com a sua equipe
Embora o modelo de trabalho “home office” já seja praticado há muito tempo, ele nunca foi tão requisitado como neste momento. Trabalhar de forma remota não é mais uma alternativa, mas, em muitos casos, uma necessidade.

O desafio foi lançado para funcionários e gestores. Para as gerências o grande desafio é manter a efetividade da realização do trabalho, em novo formato e sem nenhum contato pessoal. Difícil, não é mesmo?

Cientes de que é preciso manter os times comprometidos, mesmo a distância, elencamos algumas dicas que facilitarão os processos de trabalho remotamente. Confira a seguir.


Priorize a comunicação
A informação precisa chegar às equipes de maneira eficiente, fácil e rápida. Isso vai manter um fluxo assertivo nas rotinas de trabalho, o alinhamento da equipe e a boa produtividade.

Manter as equipes bem informadas, os processos bem definidos e garantir que recursos tecnológicos estejam disponíveis na execução dos trabalhos propostos é fundamental para fornecer a sensação de segurança ao colaborador que está trabalhando em casa.


Mantenha o controle das tarefas diárias
Estabelecer horários, criar calendário de atividades, promover acesso a informações da jornada de trabalho facilitarão o controle das tarefas a serem executadas.
Não deixe os colaboradores isolados dos acontecimentos a seu redor, crie pontes de comunicação através de reuniões individuais e em grupo, promova a troca de e-mails e esteja disponível para a sua equipe.

Acredite que sua equipe está cumprindo os trabalhos diários e dê a eles essa certeza, para que não se sintam prejudicados pela distância estabelecida pelo home office.


Desenvolva a cultura do trabalho remoto
O trabalhador que está atuando em casa precisa ter a mesma experiência do trabalhador que está trabalhando presencialmente. Processos inclusivos para quem está em home office são essenciais.

Cabe ao gestor integrar a sua equipe remota às demais equipes da empresa, de maneira que a informação e o acesso às atividades corporativas sejam distribuídas igualmente, evitando, assim, que o trabalhador remoto tenha uma percepção negativa da sua modalidade de trabalho.

Aqui também é importante informar que deve haver equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, respeitando os horários de início e término da jornada de trabalho.
Adotando atenção às dicas que fornecemos nesse artigo, a rotina do gestor será otimizada e a sua equipe se sentirá mais segura e capaz para continuar desempenhando suas tarefas com total comprometimento.


Caso você esteja enfrentando dificuldades com a gestão de sua equipe, saiba que a Sou pode lhe ajudar a melhorar as rotinas diárias e aumentar a produtividade e níveis de satisfação da mesma.

Entre em contato conosco e conheça as possibilidades de treinamento que temos para você. Clique aqui para conhecer a Sou.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!