One-to-one:

um método de desenvolvimento entre líder e liderado

novembro 08, 2019 | Shaíze Roth
One-to-one: um método de desenvolvimento entre líder e liderado
A definição de feedback, segundo o dicionário, explica que esta palavra significa o ato de transmitir a alguém os resultados e a avaliação de sua ação. Quem dera fosse tão simples: tudo o que diz respeito à comunicação entre duas ou mais pessoas é mais complexo e delicado do que supomos à primeira vista. 
Para quem almeja o desenvolvimento pessoal e profissional, seja líder ou liderado, entretanto, apenas um feedback não é o suficiente. A evolução desses dois âmbitos requer uma jornada mais consistente – é por isso que, no texto de hoje, vamos explicar o que é o método one-to-one e como ele pode fazer toda a diferença na sua rotina de trabalho. 
 
Um ambiente privado e seguro para crescer 
 
O método one-to-one consiste em uma reunião periódica entre um gestor e seu liderado. Tornar sólido esse hábito constrói uma relação de proximidade entre essas duas pessoas, o que torna muito mais fácil o desenvolvimento do liderado e a percepção de como anda o ambiente de trabalho. Assim, um ambiente seguro para o compartilhamento de informações é criado.
Agora que gestor e liderado já estreitaram os laços, é o momento de aprender cada processo do one-to-one: 
 
Performance: nesse momento, é feita a entrega de resultados atingidos até o momento. O liderado, então, compartilha a sua evolução e atingimento de metas e essa discussão nos leva ao processo seguinte.
 
Desenvolvimento: novos desafios devem surgir e, a partir deles, o liderado terá pontos específicos para desenvolver.
 
Feedback: o clássico! Essa é a hora de conversar sobre comportamentos passados, tanto do liderado quanto do líder, e que podem ser valorizados ou melhorados.
 
Clima e relacionamento: aqui, perguntas simples devem ser feitas ao liderado para entender os seus sentimentos em relação ao trabalho e aos colegas. “O que você tem gostado de fazer?” e “como você tem lidado com sua equipe?” são alguns exemplos de questionamentos.
 
Pessoal: esse processo se parece bastante com o anterior. Conversar sobre a vida pessoal do liderado ajuda a estabelecer uma relação de conexão e empatia com o gestor para impactar de forma positiva a rotina de trabalho.

O one-to-one é um método que desenvolve as habilidades do liderado e, por consequência, traz benefícios para a empresa. Entretanto, não devemos nos esquecer de que as reuniões devem ser focadas no indivíduo e não na instituição. Por isso, recomenda-se que 80% da conversa seja voltada para o funcionário e 20% para a empresa. 
“Você está feliz?”, “como chefe, o que posso fazer para ajudar você a render mais?” e “como anda a sua vida pessoal?” são algumas das perguntas que podem nortear a parte da conversa voltada para o liderado. Já para a segunda parte, “como podemos melhorar como empresa?” e “o que há de errado no ambiente de trabalho?” são exemplos de questões que podem trazer resultados para a discussão.
 
O que falta para você estabelecer o método one-to-one com seus liderados? Para ajudar você a construir uma relação frutífera, nós temos vários eventos para contribuir para o desenvolvimento de várias habilidades importantes para que o one-to-one dê certo, como Comunicação Assertiva, Feedback Descomplicado e Competências do Futuro. 
Quer acessar a lista com todos os nossos workshops, bate-papos e eventos? É só clicar aqui!