O

que fazer para que sua equipe seja mais produtiva

agosto 19, 2019 | Shaíze Roth
O que fazer para que sua equipe seja mais produtiva
Para que uma empresa conquiste o sucesso, muitas coisas são necessárias. Boas vendas, bom atendimento, bom posicionamento no mercado, ótimo atendimento e o principal: produtividade da equipe. Afinal, sem uma equipe engajada que realmente faz o famoso “trabalho em equipe”, dificilmente a empresa vai atingir todos os outros quesitos para conquistar o sucesso. Faz sentido pra você?

Por isso, é essencial que a sua equipe se demonstre produtiva e focada, fazendo com que os seus objetivos sejam também os objetivos da empresa. Contudo, se sua equipe não está demonstrando todas essas características, é necessário que você encontre maneiras de fazer com que a produtividade de equipe aumente para que o sucesso seja garantido. Quer saber como aumentar essa produtividade? Confira algumas dicas: 

1. Selecione bem: é sempre muito importante selecionar pessoas que correspondam às capacidades e estrutura da empresa. O bom profissional não precisa ter todas as qualidades técnicas que o cargo necessita, porém, se tiver conhecimento, capacidade de aprendizado e atitude para mostrar que merece essa vaga, isso pode torná-lo um colaborador excelente para a sua equipe.

2. Pessoas certas nos lugares certos: aproveite o talento das pessoas junto às funções em que demonstram maior aproveitamento e rendimento. Estimule os membros da sua equipe, isso faz com que a ela se torne mais produtiva.

3. Sistema de trabalho eficiente: organização e eficiência são essenciais para manter uma equipe produtiva. Afinal, uma equipe desorganizada pode tornar a produtividade menor, certo? É fundamental criar um sistema com etapas claras e bem definidas, onde cada membro da equipe saberá o que deve fazer o onde quer chegar.

4. Tenha objetivos claros: para uma equipe ser produtiva, é necessário que os objetivos e metas sejam bem destacados, isso motiva as pessoas. Aqui, outra dica é oferecer bonificações para atingimento de metas para motivar ainda mais a equipe.

5. Dê e receba feedback: uma empresa que busca boa produtividade de equipe necessita de feedbacks. E, neste caso, é preciso estar aberto para receber opiniões de todos os tipos, pois isso motiva ainda mais a equipe. Na hora de dar feedback, seja sempre construtivo em seus comentários.

Qual a importância de manter a equipe motivada para alcançar ou dobrar metas? 

A motivação de equipe pode afetar a produtividade de uma empresa positiva ou negativamente. Ou seja: quanto mais a equipe estiver motivada, mais vai conseguir mostrar o efeito dessa motivação nos resultados, fazendo com que a empresa alcance e até mesmo dobre as metas. Por isso é necessário que os colaboradores estejam sempre estimulados a crescer juntamente com a empresa, alcançando metas e criando novas condições, assim, atingindo os objetivos da melhor maneira possível e fazendo jus à frase “trabalho de equipe”.

Nesse processo de motivação, é importante lembrar que realizar uma comunicação não violenta é muito importante. Sabe por quê? Em vez de ficarmos na defensiva durante uma conversa, podemos partir de nossas intenções iniciais e do significado delas para criar uma conexão mais sincera e assertiva com o outro. Assim, excluímos a violência do nosso vocabulário, permitindo-nos ser vulneráveis perante o outro. Se você ficou interessado em saber mais sobre essa comunicação, leia mais sobre aqui.

E, por fim, outro grande fator que pode ajudar você a motivar e fazer com que sua equipe seja ainda mais produtiva é o Coaching Online da Sou. Por meio dele, você faz as melhores escolhas para a sua empresa e para todos os colaboradores, para que, juntos, conquistem o sucesso da empresa e também pessoal de cada um. Clique aqui e conheça mais sobre o coaching online da Sou.