O

que é a consultoria organizacional e o que ela pode fazer pela sua empresa

julho 01, 2019 | Shaíze Roth
O que é a consultoria organizacional e o que ela pode fazer pela sua empresa
Seja na vida pessoal ou profissional, conhecer o seu negócio é um grande trunfo e auxilia na busca por caminhos melhores e mais assertivos. Por isso, mesmo em pequenas empresas, é fundamental ter o auxílio de profissionais com expertise para, ao lado do gestor, realizar um diagnóstico para entender melhor a cultura, os valores, as pessoas e os objetivos da organização.

A consultoria realizada pela SOU envolve todo o diagnóstico da empresa, elencando os principais desafios que ela enfrenta e mostrando diretrizes para criar um ambiente de trabalho ainda mais produtivo e agradável. Pesquisas já comprovaram que o clima organizacional pode fazer muito mais pela criatividade e produtividade de uma equipe que diversas outras estratégias de crescimento. Além de influenciar na motivação, um ambiente descontraído e otimista também auxilia no desenvolvimento das pessoas, que sentem-se mais confortáveis e seguras para alcançarem sua plenitude profissional.

Nesse sentido, é essencial ainda que a empresa conte com lideranças bem desenvolvidas, garantindo o êxito do negócio e das pessoas que fazem parte. Nada melhor do que líderes que apoiem, auxiliem e prezem pelo sucesso da sua equipe, certo? E tudo isso pode ser feito a partir de uma consultoria organizacional.
Mas antes de explicar o serviço completo, vou mostrar a você algumas das vantagens de se ter uma consultoria na sua empresa. Acompanhe!

Quais os benefícios da consultoria organizacional?

Dizer que entender melhor a cultura, as crenças e os valores que regem uma organização pode parecer vago. Afinal, que gestor não conhece sua empresa, certo? O problema é que muitas vezes a empresa possui muitas culturas dentro de si e, assim como em qualquer grupo, crenças, opiniões e ideias diferentes se encontram, muitas vezes, porém, sem conectar-se de fato. O quão importante seria, então, entender todas as pluralidades que envolvem a organização e diagnosticar a verdadeira cultura que se quer instaurar dentro da empresa, seja a partir de ações de impacto ou até mesmo de comportamentos e valores? Extremamente importante!

Além disso, com a visão do diagnóstico da empresa, é possível avaliar se a organização está alinhada com as demandas do seu mercado. Será que a cultura da sua empresa realmente reflete o que o seu público-alvo pensa e precisa? Por meio da consultoria, você desenvolve soluções personalizadas para o desenvolvimento das pessoas e lideranças potenciais da sua empresa, focando na melhora do desempenho e, claro, em melhores resultados. Afinal, os funcionários são um reflexo do perfil da empresa. Aqueles que não são, não desenvolvem-se o suficiente e acabam não obtendo o sucesso profissional. E isso engloba outra fase muito importante da consultoria organizacional: a avaliação de perfil.

Diagnóstico de perfil dos colaboradores

A avaliação de perfil é um dos passos mais importantes dentro da consultoria, pois ela auxilia no direcionamento das pessoas dentro da empresa e também no entendimento do que a empresa é e no que ela pretende se tornar. Se sua empresa deseja ser criativa, por exemplo, mas não adota ações que explorem a criatividade e não valoriza os colaboradores com ideias criativas, a avaliação de perfil vai demonstrar isso. 
Essa tática é muito utilizada pela gestão de pessoas de empresas e organizações que estão em busca de talentos, ou seja, de perceber no que cada colaborador é bom, quais são suas fraquezas e como a organização pode ajudá-lo a desenvolver-se melhor a partir de treinamentos personalizados.

A avaliação de perfil pode auxiliar o gestor, por exemplo, a entender quais pessoas têm mais perfil de liderança, quais são melhores no trabalho em equipe, quais são mais detalhistas e quais se dão melhor no campo da criatividade. Esse autoconhecimento sobre o perfil comportamental de cada colaborador pode ser a chave para resolver problemas de equipe, de fluxo de trabalho ou até mesmo de falta de motivação. 

Agora que você já sabe sobre as principais vantagens do serviço de consultoria organizacional, clique aqui e conheça ainda mais do que a SOU tem para oferecer a você e sua empresa. Esperamos pelo seu contato!