O

poder do pensamento positivo no seu DNA

junho 28, 2019 | Shaíze Roth
O poder do pensamento positivo no seu DNA
Você já parou para pensar que os seus pensamentos, sejam positivos ou negativos, podem ter alguma influência sobre o ambiente que você vive? Pois é! Muitos cientistas já pensaram e pensam nisso diariamente. Estudos vêm apontando que aquilo que pensamos atrai coisas negativas ou positivas, dependendo do nosso estado de humor. E mais: esses pensamentos podem até mesmo afetar nosso DNA.
 
Pesquisas recentes também comprovaram, por exemplo, que hábitos saudáveis podem ter influência sobre nossa herança genética, alterando a estrutura de nossos genes e, por consequência, seu funcionamento. Um exemplo disso são os cientistas da Universidade McGill, no Canadá, que acompanharam 27 mil pessoas que possuíam o gene que aumenta o risco de doenças cardíacas no organismo, e descobriram que uma dieta rica em vegetais foi capaz de parar a ação do gene. Isso significa, literalmente, que o hábito de ingerir alimentos mais saudáveis pode alterar o funcionamento do nosso código genético.
 
Mas que comer vegetais é sinônimo de bem-estar e saúde nós já sabemos. A diferença é a perspectiva para o assunto, uma vez que esse movimento também pode ser realizado para outras coisas, como mudar nosso entorno a partir de comportamentos e pensamentos positivos.
 
Por que acreditar na força do pensamento?
 
Atualmente, muitos neurocientistas defendem que o estado de ânimo pode, sim, influenciar fisicamente nosso corpo. Pesquisas apontam, inclusive, poderes que nosso DNA pode exercer sobre nossa mente, como explicamos nesse texto (LINKAR). Ao mesmo tempo, hormônios associados ao estresse têm influência na consolidação da nossa memória. Mas isso não significa que tenhamos controle total sobre nosso corpo e seus processos. Por mais que alguém pense positivo, seu nível de colesterol não será menor. Mas focar no problema e ter pensamentos negativos nunca vai trazer retornos positivos para você, seu corpo ou seu entorno.
 
Segundo a teoria do poder do pensamento, se você pensar em termos negativos, você terá resultados negativos. Pessoas que passam por problemas e se envolvem emocionalmente com eles nunca conseguem romper o ciclo. Por sempre falarem sobre eles, e sempre pensarem sobre o que não querem, não estão realmente pensando a forma de atrair uma mudança significativa.
 
A habilidade de aceitar ou rejeitar qualquer coisa que você ouve é uma realidade. Focar em problemas na economia, por exemplo, vão fazer com que você sempre perceba o lado negativo disso. A mente subjetiva aceita qualquer coisa, e criações positivas sempre geram resultados positivos.
 
Como adotar essa mudança para a vida
 
Começar a pensar positivo é uma mudança, muitas vezes lenta, mas definitiva. Após entender o poder do pensamento e que aquilo que você fala e pensa atrai coisas similares, essa atitude se transforma em um hábito.
 
Pensar que os problemas não podem ser evitados e que as coisas são ruins e pronto, nos torna céticos e gera uma dificuldade natural de aceitar as coisas como são. Ou seja, nosso foco é direcionado para o problema, para a percepção de que algo não está certo, e não do que está.
 
Pensar positivo é encontrar a solução em qualquer problema e acontecimento, mesmo quando ela não parece possível. Construa, em sua mente, apenas resultados positivos, interessando-se em ir para a frente, não em colocar-se em posição de vítima e resolver todos os seus problemas.
 
Se você também acredita no poder do pensamento positivo e quer descobrir mais formas de acelerar o seu crescimento pessoal, clique aqui e conheça nossa proposta de coaching. Esperamos seu contato!