O

poder da meditação para sua carreira

agosto 06, 2019 | Shaíze Roth
O poder da meditação para sua carreira
Já tem algum tempo que a meditação passou a ser um tópico presente nas conversas sobre desenvolvimento pessoal e até mesmo profissional. Isso porque meditar é esvaziar a mente e fazer aquela importante faxina nos pensamentos. É abrir as janelas, esvaziar a casa de vez em quando. Sem o excesso que é tirado, sobre tempo para reorganizar as ideias, expectativas e objetivos para você e para o seu futuro.

Assim, entender os benefícios da meditação para sua carreira e seu desenvolvimento pessoal é uma importante ferramenta para saber quais são os próximos passos a seguir, certo? É por isso que no texto de hoje eu vou falar com você sobre os benefícios da meditação no âmbito profissional, como a melhora da atenção e da produtividade e até mesmo a possibilidade de evitar a procrastinação, mantendo-se mais animado durante suas tarefas. Vem saber mais!

Meditação e coaching: benefícios para sua carreira

A primeira coisa a ser dita sobre meditação é que ela se aproxima muito, no contexto de carreira, com as possibilidades que o coaching pode oferecer. Isso porque o exercício de autoconsciência é desenvolvido em ambos os casos, ajudando a pessoa em desenvolvimento a perceber novas coisas, traçar novos caminhos e transformar seus hábitos. No sentido da meditação, ela coloca a sua mente no presente, tornando-o mais sensível para o contexto à sua volta e sua perspectiva sobre as coisas e pessoas.

Nesse sentido, a meditação pode ajudar, além da sua percepção, a melhorar seu foco, estando mais consciente e prestando atenção em uma coisa de cada vez; a aumentar sua criatividade, focando apenas no processo de criação, melhorando sua inteligência emocional, reconhecendo seus sentimentos e administrando-os em suas relações pessoais; e, finalmente, a se tornar uma pessoa melhor, mostrando mais empatia, compaixão e bondade com aqueles à sua volta. 

Como e onde praticar a meditação no trabalho

Existem diferentes formas de começar a meditar. Atualmente, até mesmo aplicativos de celular podem ajudar você nesse processo, basta encontrar alguns minutos do seu dia para meditar. Analise sua rotina de trabalho. Se você conseguir pequenos intervalos para relaxar e entrar mais em contato com você mesmo, faça. Se o seu trabalho não oferecer essa opção, encontre um tempo no seu intervalo ou até mesmo antes de iniciar seu dia. Tudo é válido.

Depois de encontrar o momento ideal, comece pela respiração. Ela é a parte mais importante da meditação. Controle o ar que entra e sai dos seus pulmões, diminuindo sua frequência cardíaca e a produção de cortisol, hormônio ligado aos níveis de estresse. Depois, feche os olhos e tente inspirar devagar. Quando o diafragma estiver cheio, prenda a respiração por um instante e em seguida solte o ar com calma, consciente de todo o processo. 

Por último, a minha dica mais valiosa: o importante no momento da meditação não é não pensar em nada, até porque isso é impossível. O valioso dessa prática é dar a você a chance de organizar seus pensamentos, afastando tudo aquilo que há de negativo e focando no positivo, trazendo para mais perto de si seus objetivos, suas vontades e perspectivas. É com autoconhecimento e reflexão sobre suas atitudes que você chegará mais longe, tanto na vida pessoal quanto na carreira. Faz sentido?

Tudo isso faz da prática de meditação uma ótima aliada para a sua vida profissional. Mas ela é apenas uma parte de um grande processo que envolve o seu desenvolvimento pessoal. Para saber mais e entender como o serviço da SOU de coaching online pode auxiliar você nisso, clique aqui e converse comigo. Até a próxima!