Nutrição e saúde: como estes fatores podem interferir em sua carreira

julho 12, 2021 | Shaíze Roth
Nutrição e saúde: como estes fatores podem interferir em sua carreira
Bons hábitos de alimentação e saúde refletem em todo o nosso cotidiano, seja na vida pessoal ou profissional. Quando o nosso corpo está funcionando bem, nutrido e ativo, nós conseguimos desempenhar melhor as nossas atividades diárias.

Isto quer dizer que sim, sua carreira pode ser afetada por desequilíbrios alimentares e por mau funcionamento de seu organismo.

Alimentação saudável e produtividade

Estudos indicam que a alimentação inadequada no ambiente de trabalho pode reduzir em até 20% a produtividade e eficiência na realização de atividades. Por isso, o nosso organismo deve fornecer ao nosso corpo os nutrientes necessários para realizarmos bem as atividades do dia a dia.

Além disso, o mau funcionamento do sistema digestório pode afetar outras funções do corpo, como a memória, concentração e raciocínio, ou seja, afeta o bom desempenho do cérebro. Por isso, independente da atividade que você desempenha, boa alimentação resulta em melhora profissional.

Em casa, uma rotina de alimentação saudável é mais viável, o que não significa que no trabalho você não consiga manter bons hábitos.

Veja estas dicas para se alimentar bem no trabalho

1. Não pule refeições


Não fique muito tempo sem comer, nem pule refeições: se você ficar períodos longos sem comer, terá mais fome e comer em grandes quantidades deixa seu organismo mais lento. Por isso, não fique sem comer por mais de 3 horas. Faça pequenos lanches no intervalo das refeições principais.

2. Programe-se com alimentos

Tenha sempre opções para lanches rápidos e saudáveis, como barrinhas de cereais, frutas e grãos. Assim, você evita comer besteiras ou ficar sem comer. Para as refeições principais, programe-se com marmitas que sejam saudáveis e nutritivas. Se a empresa tem refeitório, coma proteínas, legumes e verduras.

3. Hidrate-se

Beba água, esse hábito ajuda no raciocínio cognitivo e a eliminar toxinas, garantindo o bom funcionamento dos rins. Fuja de bebidas prontas e industrializadas, invista em sucos naturais, chás e muita água.

4. Opte por um almoço leve

Comer muito diminui a produtividade e aumenta a sensação de cansaço. No almoço, invista em opções leves, com ingredientes que promovam a saciedade e evitem que seu rendimento no trabalho seja prejudicado.

As dicas são simples e parecem óbvias, mas elas são fundamentais para que você tenha bons dias de trabalho e possa focar em suas atividades e carreira. 

Cuide sempre de sua saúde física e mental e nutra seu corpo e mente com coisas boas. Com isso, será mais fácil atingir os seus objetivos.

Para receber nossos conteúdos e desfrutar de dicas como essas, cadastre-se em nossa newsletter.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!