Minha

vida está uma bagunça: dicas de organização pessoal!

outubro 28, 2019 | Shaíze Roth
Minha vida está uma bagunça: dicas de organização pessoal!
A rotina cada vez mais corrida e o dia a dia cada vez mais cansativo acabam fazendo com que nossa vida, muitas vezes, passe longe de qualquer coisa que envolva organização. Além disso, o trabalho faz com que fiquemos 24 horas por dia ligados no 220, ocasionando em menos tempo para a nossa vida pessoal, deixando de lado o que deveria se tornar uma prioridade em nossa vida.

E um dos principais desafios dessa rotina moderna é saber como gerenciar a nossa mente. O primeiro passo para que isso aconteça, é entender que é necessário otimizar o tempo e gerenciar metas, estabelecendo etapas e cumprindo-as ao longo dessa “linha do tempo”. Além disso, ter controle sobre o seu tempo disponível pode melhorar muito a sua produtividade e aumentar o seu sucesso profissional e pessoal.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudar você a otimizar o seu tempo e tornar a sua vida, que está bagunçada, organizada outra vez.

1. Crie planos e metas: ter uma meta a ser atingida e traçar um caminho para chegar a ela é muito importante, tanto no âmbito pessoal como no profissional. Diversas ações e tarefas serão cumpridas em prol de um objetivo final: atingir a meta. Entenda para onde você quer ir e assim saberá melhor de qual tempo precisa. Depois, saiba para onde você está indo e saberá o tempo que você tem disponível!

2. Programe a sua semana: tire um tempo do seu domingo para programar a sua semana. Assim, você consegue definir tudo o que vai fazer durante a semana, encaixar tudo nos melhores horários, e otimizar seu tempo de acordo com suas tarefas semanais. É uma boa dica para você não deixar nada de lado. 

3. Utilize uma lista de tarefas: a lista de tarefas é muito bem-vinda quando o assunto é organizar e otimizar o seu tempo. Através dela, é possível anotar todas as suas tarefas, sejam diárias ou semanais. Dessa forma, você não esquece de nada e não deixa nada para trás.

4. Perca o hábito de procrastinar: aproveite seu tempo livre para realizar tarefas pendentes. Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje. Isso melhora a sua rotina e sua qualidade de vida. Por exemplo: quando você se liberta de alguma coisa, você tem tempo para realizar outras tarefas mais importantes sem que as de menor relevância fiquem ocupando a sua cabeça, afinal, você já fez tudo o que precisava, certo? Além disso, se a gente procrastina, várias tarefas que levam pouco tempo, muitas vezes, tomam horas do nosso dia. Outra dica para evitar procrastinar é começar pelas coisas mais difíceis, assim, você se dá conta de que foi mais rápido e que nem era tão complexo como pensava.

5. Foque nos seus objetivos: o foco sempre será essencial para realizar as suas metas. É preciso focar no que é prioridade, sem desviar a atenção ou procrastinar. Não tire a sua atenção dos trilhos e não perca tempo com coisas desnecessárias quando estiver realizando alguma atividade. Evite coisas que dispersem você e tire o seu foco de tudo o que for supérfluo, mantendo-se atento às suas obrigações.

6. Inclua atividades pessoais na sua organização: quando montar a sua agenda para otimizar o seu tempo disponível, lembre-se de incluir suas atividades pessoais, como lazer, tempo com a família, diversão e outras atividades que agradem você e aqueles que ama. Deixe um pouco de lado a rotina de trabalho, afinal, nem tudo é trabalho na vida!

7. Defina datas: sempre que tiver algo para fazer, seja uma reunião, um compromisso ou qualquer outra coisa, e isso não acontecer no momento, lembre-se de definir datas para que eles ocorram. Vale até anotar em uma listinha todos os seus compromissos. Assim você consegue ver os dias que está mais livre para definir as datas dos próximos compromissos.

Que tal essas dicas para otimizar o seu tempo e organizar a sua vida? Elas podem ajudar você a ter uma qualidade de vida ainda melhor. E a Sou pode ajudar você a fazer a gestão do seu tempo. Acesse aqui e confira o workshop Gestão do Tempo. Se o seu tempo é algo precioso, você precisa saber geri-lo assertivamente, e nesse workshop, você vai aprender técnicas para lidar com a procrastinação e administrar suas tarefas melhorando sua produtividade!