Quais

medidas as empresas podem tomar diante da pandemia?

maio 04, 2020 | No atual momento, em virtude do Coronavírus, como as empresas podem se posicionar e ajudar? Abordamos isso no nosso blog!
Quais medidas as empresas podem tomar diante da pandemia?
No atual momento, o que deve ser levado como prioridade é a saúde e a segurança das pessoas em meio à pandemia do COVID-19, causada pelo Coronavírus, que teve seu início declarado em 11 de março, pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Temos consciência de que milhares de pessoas estão em jogo e cabe a cada cidadão fazer sua parte corretamente, o que influencia diretamente na população. E as empresas nisso tudo, como ficam?
 
Em um cenário grave como o atual, o que se espera das empresas é que as prioridades habituais sejam colocadas em segundo plano nesse momento, dando lugar, exclusivamente, para a saúde da população e a segurança da sociedade. Existem estimativas de que a crise em meio à essa pandemia custe mais de US$ 2,7 trilhões à economia global. Isso causa certo desconforto e até mesmo receio para todos os países, ainda mais para os que já vinham de uma caminhada economicamente fragilizada.
 
Trabalhadores temem a garantia de seus empregos, partindo do ponto que empresários também temem ter que fechar a porta de suas empresas. Autônomos temem não conseguir manter e sustentar seus negócios. Tudo isso acaba gerando uma bola de neve, atingindo a todos.
 
A Importância da responsabilidade social das empresas
Independentemente do tipo e da gravidade da situação, se uma organização não é capaz de oferecer um ambiente seguro para que seus profissionais desenvolvam seu trabalho, precisa encontrar uma solução. O objetivo primordial é fazer o máximo possível para conter o avanço do problema.
 
É fundamental que os empregadores compreendam que as medidas de controle, por exemplo, não afetarão os indivíduos de maneira isolada, mas sim, todas as pessoas ao seu redor. Por isso, as empresas precisam pensar em condições para que seus colaboradores se protejam e preservem também seus familiares.
 
Faça o que estiver ao seu alcance
 
A você, empregador, cabe a posição de prevenir, apoiar e tomar todas as atitudes para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível. Isso pensando em ambos os lados, tanto para sua empresa, quanto para seus colaboradores.
 
Dessa forma, é importante priorizar e fazer o que estiver ao seu alcance, como a higienização total do ambiente e dos equipamentos, garantir distância mínima de dois metros entre as pessoas, entre outras ações indicadas pelas autoridades de saúde. Nesses momentos, é indispensável pensar na segurança de todos.
 
Use a tecnologia a seu favor
 
Para não paralisar totalmente as atividades, uma das melhores opções é utilizar a tecnologia a favor, quando isso for possível. Explore o mundo do home office.
Opte por fazer videoconferências para resolver eventuais problemas, fazer reuniões e se comunicar com sua equipe. Utilize ferramentas globais de armazenamento em nuvem, para agilizar a troca de dados e informações.
Todo e qualquer cuidado, nesse momento, é extremamente essencial e crucial para preservar a saúde e a vida das pessoas. Sabemos que é uma situação complexa, mas que irá passar. Prepare-se, tome medidas importantes para preservar sua empresa e seus colabores. Certamente, vai vale a pena.
 
Mantenha-se informado e fique por dentro das novidades, assine nossa Newsletter.