Liderança situacional: entenda mais sobre esse assunto

julho 26, 2021 | Shaíze Roth
Liderança situacional: entenda mais sobre esse assunto
Manter equipes engajadas e motivadas não é uma tarefa fácil e exige inteligência, jogo de cintura e criatividade por parte dos líderes, que estão em constante processo de adaptação, diante das diversas circunstâncias que são apresentadas.

Estes precisam ter como característica a capacidade de influenciar pessoas, que será demonstrada através de seu conhecimento, habilidades e capacidade de conduzir a todos em cada situação encontrada.

O que é liderança situacional?

Este novo modelo de gestão indica que o líder deve tomar decisões de acordo com suas capacidades técnicas e posturas diante do momento o qual seus liderados se encontram.

Apresentada em fases, a liderança situacional segue alguns preceitos. Veja a seguir:
 
  • Apoio: a liderança deve buscar incentivos de aprendizado do time, a gamificação é uma ótima alternativa para isso.
 
  • Direção: aqui, o colaborador vai aprender a atividade que precisa executar e construirá as bases para uma autogestão. A liderança, por sua vez, vai orientá-lo para que ele desperte a confiança e segurança no dia a dia do trabalho.
 
  • Orientação: nesta fase é preciso oferecer estímulos para o funcionário executar a tarefa, com o apoio da liderança.
 
  • Delegação: por fim, a equipe estará mais preparada para executar suas atividades por conta própria. Ou seja, a liderança poderá distanciar-se para deixar os colaboradores darem andamento a seus projetos.

Direção e apoio são os fatores mais importantes neste caso, lembrando que cada equipe tem suas características e as fases devem ser adaptadas para o perfil delas.

Quais os benefícios deste modelo de liderança?
 
  • Flexibilização do cotidiano;
 
  • Comunicação mais eficiente;
 
  • O líder delega tarefas, pois confia na equipe;
 
  • Fortalece o clima organizacional;
 
  • Torna a equipe mais resiliente.
 
A capacidade de entender como a empresa pensa e o mundo em que ela está inserida servirá como norte para desenvolver lideranças situacionais. Esta, por sua vez, permite uma visão mais clara dos fatos e melhora os processos através das capacidades de sua equipe. 

Então, você consegue enxergar a possibilidade de implantar a liderança situacional em seu ramo de atuação?

A Sou pode te ajudar neste processo de aprimorar a forma de liderar, seja você o líder ou o empresário que quer equipes mais conectadas, motivadas e produtivas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco, clicando AQUI.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!