A liderança servidora: a importância do equilíbrio entre líder e servidor

agosto 27, 2020 | É extremamente necessário que, para garantir o sucesso de uma empresa, seus líderes sejam capacitados para...
A liderança servidora: a importância do equilíbrio entre líder e servidor
O conceito de liderança servidora está baseado na afirmativa que, para ser um bom líder, é preciso saber servir. O líder servidor busca compreender as reais necessidades de suas equipes, auxiliando, apoiando, ensinando, inspirando e motivando os colaboradores, para que todos possam desenvolver potenciais e talentos, da melhor forma possível.

Esse modelo de gestão permite a criação de um sistema de cooperação mútua e contínua, agregando ideias e compartilhando conhecimento. Além disso, é um estilo de liderança que possui foco no capital humano e não apenas em resultados para a empresa, o que possibilita a aplicação de práticas muito mais eficientes.

O líder servidor possui um perfil influenciador, capaz de incentivar e engajar a todos. Veja algumas atitudes que caracterizam esse tipo de líder:
 
  • APOIA E INCENTIVA

O líder servidor também utiliza a delegação como ferramenta para o aprendizado, mas continua apoiando e incentivando os colaboradores, para que essa experiência seja realmente positiva. O encorajamento e o entusiasmo fazem parte da rotina deste líder.
 
  • TRABALHA COM FEEDBACK

Busca sempre apontar os pontos fortes e fracos, através de feedback, fazendo com que os colaboradores se sintam parte da organização, podendo enxergar onde podem melhorar e onde podem continuar da mesma forma.
 
  • RECONHECE AS NECESSIDADES

Esse perfil de líder sabe identificar as necessidades, de forma a manter a gestão alinhada ao que realmente importa. Assim, é possível direcionar esforços para aspectos determinantes, como condições de trabalho, treinamento e capacitação e plano de carreira, de modo a eliminar as deficiências que cercam a equipe.
 
  • CAPACITA E DESENVOLVE PESSOAS

O líder servidor dá às pessoas a responsabilidade por suas próprias ações no local de trabalho. Por meio da capacitação, ele reconhece os talentos e pontos fortes dos colaboradores. Além disso, ele deve incentivar os funcionários em suas ações e em seu crescimento pessoal, mostrando que eles não são meros subordinados, mas indivíduos únicos, plenamente capazes de contribuir para que a empresa se torne cada vez mais bem-sucedida no mercado.
 
  • HUMILDADE E AUTENTICIDADE

Outro fator muito importante é saber se portar perante suas equipes/colaboradores. Um líder servidor sabe ser humilde e autêntico, apontando as falhas e as conquistas de cada pessoa, de forma transparente, sem querer se sobressair ou se comunicar com tom prepotente ao se dirigir às pessoas. Tem plena certeza de que o crescimento só é possível, se for realizado em grupo.

Desenvolva a liderança da sua empresa

É extremamente necessário que, para garantir o sucesso de uma empresa, seus líderes sejam capacitados para exercer suas funções da forma mais assertiva possível, utilizando-se da comunicação como sua principal aliada, visando, junto com sua equipe de colaboradores, os resultados e metas propostos.

O processo de coaching e consultoria analisa, a fundo, todas as dores da empresa, além de auxiliar, diretamente, seus líderes e gestores, apresentando técnicas e ferramentas que vão aprimorar suas habilidades e competências.

Para isso, conte com a Sou!

O primeiro passo é reconhecer a dor da sua empresa, para, assim, poder ir a fundo na causa, garantindo o sucesso do seu negócio.

Ficou interessado? É só clicar aqui e saber o passo a passo para garantir o sucesso da sua empresa!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!