Liderança:

quais as competências necessárias para ser um bom líder

abril 23, 2020 | Em um mercado cada vez mais competitivo, desenvolver capacidades de liderança é essencial. Descubra como!
Liderança: quais as competências necessárias para ser um bom líder
Liderança: quais as competências necessárias para ser um bom líder
O mercado profissional e o mundo dos negócios estão cada vez mais competitivos, não é mesmo? Além de expertise técnica, profissionais de todas as áreas precisam desenvolver outras características, como por exemplo, liderança.
Capacidade de liderar está entre os requisitos mais procurados dos processos seletivos de empresas de todos os portes, mas principalmente para os cargos mais importantes e, consequentemente, melhor remunerados. Para quem atua como empreendedor, a liderança é ferramenta essencial para o sucesso do seu negócio.
Como desenvolver nossa capacidade de liderança?
Neste post, vamos detalhar seis competências necessárias para que você se torne líder e desponte na sua área de atuação. Confira!

1 – Resiliência
Lidar com adversidades é uma das competências mais valorizadas pelas organizações e, praticamente, regra para quem quer exercer liderança. É que um líder deve ser admirado por outras pessoas e saber lidar com momentos difíceis é algo muito bem visto por todos, embora não pareça, às vezes.
Desse modo, é essencial para qualquer profissional a capacidade de atravessar situações de crise, resiliência pura.

2 – Estratégia
Um bom líder pensa na tomada de decisão e não executa funções sem propósito ou planejamento. Essa é uma competência muito importante, uma vez que é responsável por aperfeiçoar métodos, em busca de melhorias contínuas, maior produtividade, melhor assertividade, entre outros benefícios.

3 – Flexibilidade
Ter a capacidade de lidar com pensamentos diferentes e se adaptar às situações para contorná-las da melhor maneira são características comuns a quem é líder. A flexibilidade ajuda, e muito, no desenvolvimento de trabalhos em equipe, refletindo em performance e resultados.

4 – Comunicação clara
O combinado não sai caro, diz o ditado. Para que isso funcione, é preciso comunicação clara e objetiva entre equipes, e o maior responsável por isso é quem exerce a liderança. Isso significa que um líder deve deixar claras as suas expectativas em relação às outras pessoas do time, emitir feedbacks periódicos e objetivos.
Também vale lembrar que Comunicação é via de, no mínimo, duas mãos. Por isso, um bom líder deve dar espaço para que os demais exponham suas ideias, opinem, façam críticas ou sugestões. Liderança é transparência!

5 – Criatividade
Ter a capacidade de encontrar soluções para problemas do dia a dia exige também ser criativo e empreendedor. Essa é uma das competências mais admiradas por todos. Quem está na liderança, estimula a inovação e os ambientes 

6 – Conhecimento Compartilhado
Um bom líder sempre compartilha conhecimento e ajuda a educar os outros profissionais. Quem exerce boa liderança nunca tem medo de perder informações que considera privilegiadas, bem pelo contrário, compartilha-las ajuda a equipe a se desenvolver.

Faça coaching
É claro que essas são apenas algumas das competências para liderança. Normalmente também podemos desenvolver outras como dinamismo, confiança, inspiração, ética, senso de segurança e pertencimento, resolução de conflitos, posicionamento, assertividade e muito mais.
Por isso, para que você desenvolva as características que mais necessita para se tornar líder, que tal participar do Coaching Executivo da Sou? Saiba mais sobre ele e seus benefícios!