Liderança: o que não fazer quando ocupar uma posição de gestão

fevereiro 11, 2021 | Shaíze Roth
Liderança: o que não fazer quando ocupar uma posição de gestão
A gestão de equipes hoje exige novas formas de pensar e novos comportamentos.  Entende-se a necessidade de engajar equipes, tratar a todos com pessoalidade, capacitar e desenvolver habilidades profissionais e promover satisfação dos colaboradores, entre tantos outros.

Da mesma forma que acertos contribuem para bons resultados, erros podem causar grandes problemas, por isso é importante estar atento aos aspectos gerais da liderança e identificar atitudes que podem estar na contramão do sucesso.

Listamos 5 erros que um bom líder não deve cometer, acompanhe.


1 – Não deixar o ego tomar conta.
Sim você está a frente de uma equipe, mas não seja aquela pessoa onde o sucesso sobe à cabeça. Esteja aberto para ouvir sua equipe, entender desafios e adaptar novas ideias. Quando temos líderes tomados pelo ego, vemos equipes que não se desenvolvem em função da centralização do gestor e da falta de orientação para o desenvolvimento.

Pedir ajuda também é outro elemento importante, principalmente quando você está chegando com uma equipe completamente nova. Eles podem conhecer mais sobre a realidade do negócio do que você!


2 – Pessoas não são máquinas e não devem ser tratadas assim
Liderar não significa somente delegar tarefas, mas ter gestão da equipe, planejar ações em conjunto e alinhar os papéis do colaborador. É preciso promover envolvimento e flexibilidade durante a execução das tarefas.

Pessoas não gostam e nem devem ser tratadas como máquinas. Elas precisam desenvolver habilidade e ter apoio de seus gestores durante o processo de execução das tarefas. O líder deve inspirar e identificar o melhor de cada uma, oferecendo confiança e incentivo.


3 – Não gerir a emoção e resolver conflitos
As emoções fora de controle podem trazer conflitos graves, além de impactar inconscientemente o clima organizacional. As pessoas podem passar a atuar com desânimo e negatividade. Além disso, o líder precisa identificar possíveis conflitos internos e buscar resolvê-los ou ainda estimular que as pessoas da equipe o façam.


4 - Não se comunicar ou dificultar a comunicação
Um líder que não comunica com clareza, é emocionalmente distante e ambíguo, gera distanciamento e sensação de abandono por parte de sua equipe. Por isso, ele deve criar canais de comunicação abertos e estar disposto a ouvir as demandas das pessoas e esclarecer dúvidas.

A comunicação efetiva promove entendimento e alinhamento de expectativas o que é a chave do sucesso de muitas corporações. Ao liderar, tenha em mente que comunicação clara e assertiva faz parte da rotina de sua equipe. Comunique-se e permita ser comunicado.


5 – Não dar feedback
O líder de uma equipe é a ponte entre a forma de execução de trabalho e resultados. Por isso, não se deve deixar seu time sem feedbacks sobre o trabalho desempenhado. Seja um líder atento, observe as pessoas individualmente e identifique pontos que podem ser melhorados e outros que já estão bons e devem ser apenas aprimorados.

Periodicamente, reúna-se com cada um e informe sobre os aspectos positivos e negativos de cada um em relação ao trabalho. Ouça e aponte soluções para resolver possíveis falhas e lembre de mencionar o que essa pessoa faz de bom na sua função também.


Então, você é líder
Se você atingiu um posto de liderança, isso é mérito seu, baseado em aprendizados, vivências e capacitações que você teve. Lidere de maneira que sirva de exemplo para seus subordinados e valorize a sua equipe, para que também possam evoluir.

Não fique inerte e continue aprimorando suas habilidades. Para isso, acompanhe as newsletters que a Sou disponibiliza. Com elas, você ficará atualizado e poderá se desenvolver cada vez mais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!