Vamos

falar sobre inteligência emocional?

setembro 25, 2019 | Shaíze Roth
Vamos falar sobre inteligência emocional?
Você já ouviu falar sobre inteligência emocional? A inteligência emocional é definida como um conceito relacionado com a chamada "inteligência social", presente na psicologia e criado pelo psicólogo estadunidense Daniel Goleman. Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Basicamente, você já imaginou se pudesse escolher ser menos ansioso, depressivo, sentimental, explosivo ou nervoso sempre que quisesse? Tudo com certeza seria muito diferente, certo? É que geralmente isso acontece involuntariamente. E é nesse contexto que a inteligência emocional se encaixa, pois uma pessoa emocionalmente inteligente consegue identificar seus sentimentos e emoções, tendo controle sobre isso. Entre as grandes vantagens de praticar a inteligência emocional, está o fato da capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões, além de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, entre outras ações que ajudam a encorajar alguém.

A inteligência emocional é dividida em cinco habilidades específicas que os indivíduos costumam apresentar: autoconhecimento; autogerenciamento; motivação; empatia; e desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

Como alcançar o sucesso quando ao praticar a inteligência emocional?

Após o que falamos sobre inteligência emocional anteriormente, é possível notar o quanto ela tem a ver com uma carreira de trabalho e o sucesso na vida profissional, certo? Afinal, nossos sentimentos são o que nos move, e isso também ocorre profissionalmente.

E para avançarmos dentro de uma empresa e conquistarmos um sucesso, é preciso praticar a inteligência emocional também no seu trabalho. É necessário superar desafios, passar por cima de contratempos, saber ouvir, controlar emoções, ter paciência em momentos de pressão, ser tranquilo quando tudo parecer dar errado. Ou seja: sem a inteligência emocional, é bem possível que o desespero bata e tome conta de todas as suas ações dentro do seu emprego, o que pode levar você ao caminho oposto do sucesso.

Tudo isso significa que uma pessoa emocionalmente inteligente é também alguém mais pronto para lidar com os desafios do dia a dia, incluindo os desafios profissionais. E uma pessoa que encara tudo isso, consequentemente, tem mais chances de alcançar o sucesso.

Isso também deve ser levado em conta quando não se está feliz profissionalmente ou quando você acredita que tudo pode estar indo contra a maré, dando errado para o seu lado em seu trabalho. Controlando suas emoções e pensando com mais frequência e de forma transparente, as resoluções de problemas se tornam mais claras.

Uma pessoa emocionalmente inteligente é capaz de encontrar soluções com mais rapidez e que vão resolver os problemas enfrentados no dia a dia em sua vida profissional. Saber trabalhar em equipe, ser um ótimo líder, seguir instruções de maneira correta, alinhar a cultura da empresa à sua, atuar em diferentes frentes, funcionar sob pressão, não se submeter à qualquer condição de trabalho e ter voz ativa dentro da empresa são fatores que auxiliam você a melhorar a sua situação, seja por estar infeliz com seu cargo ou por estar enfrentando problemas diários de trabalho.

Depois de entender melhor sobre o assunto, que tal aprimorar a sua inteligência emocional para ter sucesso em sua vida pessoal e profissional? As emoções estão no centro da forma como agimos e das decisões que tomamos. Se você busca melhorar seus relacionamentos, gerenciar as suas emoções e comportamentos de forma produtiva, o treinamento da Sou é para você! Acesse aqui e saiba mais!