Como a boa gestão de pessoas pode ajudar em uma crise

junho 24, 2020 | A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido diversos obstáculos, forçando negócios a se reinventarem, e pessoas a se adaptarem ao modelo home office.
Como a boa gestão de pessoas pode ajudar em uma crise
A pandemia causada pela Covid-19 tem trazido diversos obstáculos, forçando negócios a se reinventarem - serviços e produtos sendo adaptados, e pessoas se adaptando ao modelo de trabalho home office, longe dos colegas, da gestão, das orientações mais próximas e dos alinhamentos. Com isso, muitas empresas tiveram que rever suas estratégias e analisar seus métodos para continuarem obtendo lucros e seguindo com suas atividades, mesmo que tomando todas as precauções necessárias.
Também é essencial que os líderes estejam bem alinhados com suas equipes e colaboradores, para que possam entender os desafios dos liderados e trabalhem em sintonia, para que as dores da empresa sejam percebidas e resolvidas de forma eficaz. Além disso, é preciso analisar a responsabilidade sobre a continuidade do negócio, reforçando o propósito da empresa e a importância de cada pessoa para vencermos a crise, tendo sempre em mente o questionamento “por que somos importantes e por que devemos continuar?”. Investir em uma atuação estratégica de gestão de pessoas significa entender que as pessoas são a condição primordial para alcançar competitividade.
Cada dia que passa, pesquisas demonstram que o ato de gerir pessoas tem ganhado importância estratégica, como um meio para as organizações responderem aos desafios desencadeados pelas recessões, por isso, sugerimos algumas formas de como manter a boa gestão da sua equipe.

Empodere outros líderes dentro da sua empresa

Comunique-se com todos os seus colaboradores. Ser um bom líder em crescimento também significa delegar tarefas, porém, participar delas também é importante, então, se puder, se faça presente em reuniões virtuais com os líderes de cada área dentro da empresa e discuta prioridades sempre que possível.
O objetivo é que esses gestores saibam qual caminho deve ser seguido para que seu negócio supere esses momentos de incerteza.

Seja determinado e tome decisões fundamentadas

Às vezes, as pessoas irão compartilhar preocupações e informações como forma de obter outra visão da situação. Pelo fato das pessoas estarem muito inseguras com o momento, sentir proximidade por parte do gestor e confiança de que sempre serão comunicadas quando houver atualizações e novas orientações também é de extrema importancia.
Contudo, na hora de dar conselhos e tomar decisões essenciais neste momento de pandemia, considere diversas perspectivas e dados. Por isso, crie canais de diálogo, para saber como está o desempenho da sua equipe. Lembre-se de comunicar tais decisões com clareza, apresentando seu processo de pensamento e gerando mais confiança entre você e seus colaboradores.


INVISTA EM PROJETOS DE ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

Entendendo que esse vem sendo um momento bastante desafiador no que diz respeito à gestão das emoções, desenvolvemos alguns programas de acolhimento psicológico, com o objetivo de dar suporte às pessoas dentro as organizações, buscando um cuidado com saúde mental e, consequentemente, um aumento de produtividade e na redução do estresse.
Aqui no blog, buscamos dar algumas dicas para você, gestor, saber qual caminho seguir com sua equipe e como melhorar a cada dia. Se você busca algo mais aprofundado, lhe convidamos a conhecer o Coaching Online da Sou. É uma ferramenta que ajudará a expandir seu conhecimento e tomar decisões muito mais assertivas.
 
Se interessou? É acessar aqui e começar quando quiser. Esperamos por você!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!