Dica

de livro: Fora de Série - Malcom Gladwell

abril 08, 2020 | O que leva uma pessoa a se destacar entre as outras? Confira algumas dicas baseadas no livro Fora de Série, do autor Malcom Gladwell
Dica de livro: Fora de Série - Malcom Gladwell
Diversas perguntas surgem quando se fala no que leva uma pessoa a se destacar entre as outras. Apenas o talento e o esforço são suficientes? O meio em que vive exerce alguma influência? O QI é um bom indicador de sucesso na vida profissional?
O livro Fora de Série – Outliers, do jornalista britânico Malcom Gladwell, aborda uma pesquisa destinada a fundamentar que existem diversos fatores que levam uma pessoa a chegar ao topo. Alguns nomes muito bem conceituados como Mozart, Bill Gates, entre outros, são alguns dos exemplos de que dedicar-se o tempo necessário para obter o sucesso desejado é, sim, uma das formas de alcançar esse objetivo.
O livro é dividido em duas partes: os cinco primeiros capítulos trabalham a importância de criar e aproveitar as oportunidades. A partir do capítulo seis, o autor demonstra a importância e a influência dos legados culturais na formação de indivíduos fora de série.
Seguem abaixo três ideias que, de acordo com o livro, são um bom exemplo a ser seguido para quem busca destaque:
Ideia 1 – Se concentre em melhorar uma coisa de cada vez
 
Além de estar focado e concentrado na atividade que está fazendo, você deve se concentrar em melhorar uma coisa de cada vez. Um exemplo para ilustrar melhor essa ideia mentalmente é a natação. Quando se começa a praticar natação, um dia se treina braçada, outro dia pernada, outro dia salto e, num outro dia, se pratica todos os outros treinos.
Essa ideia contém o mesmo princípio. Se concentre em melhorar um aspecto de cada vez, para depois fazer todo o resto com perfeição.
 
Ideia 2 – Quando você começar algo, não espere ser bom
 
                A dica de ouro da vez é o ditado “antes feito, do que perfeito”. Esse ditado popular antigo dá a ideia de que fazer de qualquer jeito é melhor do que bem feito? Não. O ditado quer dizer que nada começa no nível perfeito (aliás, perfeição é um termo extremamente forte), mas tudo começa aos poucos. Mesmo que já se tenha o conhecimento necessário para exercer tal coisa com maestria, é somente a prática que vai deixar isso lapidado do jeito que sempre se esperou.
Então, para reforçar, se você tem algum projeto ou plano em mente, tire do papel e comece com as ferramentas que você já possui e, com o tempo, vá adquirindo cada vez mais experiência para, de degrau a degrau, chegar ao topo.
 
Ideia 3 – Oportunidades
 
Gladwell aborda também que o sucesso está relacionado ao momento vivido e às oportunidades que o local particular apresenta ao indivíduo. O que pode ser um fracasso de uma pessoa numa ocasião, pode ser a glória de outra em outra época. As oportunidades sempre existirão, mas, talvez, você ou eu não estaremos preparados para agarrá-las por falta de preparação. Então, busque tirar o máximo de proveito das oportunidades que lhe aparece e, caso não obtenha o retorno que esperava, leve como ensinamento para uma próxima oportunidade.
E você, está tendo o destaque que gostaria? Desenvolvemos um grupo totalmente online onde você terá espaço para aprender e falar sobre suas vivências, além de aprender técnicas para desenvolver sua inteligência emocional. Para saber mais, acesse aqui.