A importância do feedback

agosto 06, 2020 | Existem diversas formas de apontar essas questões e é extremamente importante, para qualquer gestor, saber como se comunicar de maneira construtiva, para que não haja distorção no entendimento da crítica.
A importância do feedback
 Para que as pessoas possam se desenvolver de forma positiva em sua carreira, é necessário que elas tenham conhecimento dos seus pontos fortes, para que se sintam incentivadas e continuem focadas, e também de seus pontos fracos, para que possam melhorar cada vez mais nesses quesitos.

 Esses apontamentos podem ser feitos através do feedback, termo cada vez mais conhecido e presente nas empresas, que significa, em uma tradução literal, alimentação retroativa, e nada mais é do que dar ou receber sugestões e resultados sobre determinada atividade, fazendo o indivíduo que recebe refletir e modificar o que for necessário, para que continue com seu crescimento pessoal e profissional.

 Porém, existem diversas formas de apontar essas questões e é extremamente importante, para qualquer gestor, saber como se comunicar de maneira construtiva, para que não haja distorção no entendimento da crítica. O líder tem um papel fundamental na implementação de um feedback "positivo", afinal, na maioria das vezes, ele é o porta-voz dessa mensagem de incentivo, e, então, cabe ao mesmo ter a sabedoria para saber qual é o momento certo para dar esse retorno, bem como a melhor linguagem a ser usada e a medida certa do elogio adotado. Para isso, é necessário conhecer individualmente cada um dos colaboradores, de forma a decidir qual é a abordagem mais assertiva nas diferentes situações. Um bom feedback pode transformar a realidade das pessoas e traz vantagens como:

Ajuda no processo de desenvolvimento pessoal

 Se uma pessoa não é reconhecida por seus méritos e não é capaz de enxergar ou reconhecer suas falhas, dificilmente ela conseguirá se desenvolver, atingir novos patamares em sua carreira e abraçar novos desafios.

 Portanto, o feedback também é extremamente importante para que as pessoas possam crescer e ter mais sucesso – seja no âmbito profissional ou pessoal. Afinal, com essa prática elas conseguem descobrir novos caminhos para a ação e podem perceber que, por mais que, às vezes, algo já pareça bom, pode ser ainda melhor.

Fortalece a cultura empresarial

 Organizações que trabalham com feedbacks constantes, além de estarem investindo em seu próprio sucesso e crescimento, também estão fortalecendo algo muito importante: a cultura empresarial.

Em um local onde a prática de feedbacks é algo comum, as pessoas se sentem mais à vontade para dar contribuições e sugestões que podem agregar – e muito – para o dia a dia de trabalho e também se tornam mais abertas para receber retornos, dicas e contribuições sobre seu comportamento. Isso resulta no fortalecimento dos relacionamentos interpessoais, torna a empresa mais transparente e menos hierarquizada. Tudo isso reflete no sentimento de pertencimento das pessoas e é fundamental para o bom desempenho de uma organização.

Aumenta a motivação e o engajamento

 Pessoas que recebem feedbacks constantes se sentem mais valorizadas e reconhecidas dentro de uma empresa e com isso ficam mais engajadas e motivadas com seu trabalho. Afinal, se você tem expectativas alinhadas com seu gestor e seus líderes e conhece seus pontos fortes e fracos, você sabe como pode trabalhar para atingir seus objetivos e se desenvolver e normalmente busca fazer isso – seja com treinamentos, cursos ou com o próprio autocontrole e disciplina.

 No entanto, busque sempre se comunicar de maneira clara, aberta e respeitosa quando for passar um feedback a alguém, de forma a orientar a pessoa para que ela alcance cada vez mais sua melhor performance pessoal e, consequentemente, profissional.

Gostou desse material? Então acompanhe sempre nosso blog para saber mais sobre como fazer a diferença na sua empresa e em seus colaboradores.

Se quiser saber ainda mais, acesse nosso curso sobre Feedback Descomplicado e participe :)

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!