Existem diferenças entre coaching e treinamento de lideranças. Entenda!

março 10, 2021 | Shaíze Roth
Existem diferenças entre coaching e treinamento de lideranças. Entenda!
Para promover o desenvolvimento humano, o coaching é uma excelente opção. Ele utiliza conhecimentos em diversas áreas para produzir nos indivíduos mudanças rápidas a curto prazo, porém, que sejam efetivas e duradouras.

Liderança, por sua vez, é uma característica de um indivíduo. Este tem por objetivo orientar e estimular a sua equipe, gerir relacionamentos e inspirar as equipes a desenvolverem criatividade e gerarem resultados.

O papel do coach?
O coach cria para seus clientes um ambiente de apoio, onde eles podem falar abertamente sobre metas e objetivos que levem a alcançar os resultados desejados.

O coach fará uma análise identificando valores e crenças conflitantes, além de processos mentais que possam gerar conflitos internos no cliente. Juntos, os dois vão encontrar maneiras de lidar com os obstáculos e encontrar novas perspectivas.

Feito isso, o coach vai preparar um plano para seguir com seu cliente, onde alinharão recursos, habilidades, organizarão as capacidades mentais e seguirão este plano, fazendo avaliações de resultados. O objetivo é estabelecer metas e alcançar objetivos.

O papel do líder
O líder já tem uma predisposição natural a este papel. Nele já existem as habilidades de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.

Uma pessoa em papel de liderança precisa ser transparente, saber ouvir, dar feedbacks e guiar equipes rumo ao sucesso. Também é fundamental demonstrar autoridade e coerência, mas sempre com a mente aberta a novas ideias e possibilidades.

Mais que nortear as pessoas por quais caminhos devem seguir, o líder precisa ser autoconfiante e inspirador. Demonstrando suas habilidades, foco, persistência e trabalho, ele tem o dom de convencer as pessoas a seguirem sempre em busca de sucesso.


Dentro das empresas, algumas características guiarão líderes para caminhos de sucesso. Este assunto já foi abordado em nosso blog, caso queira saber mais, clique no aqui: Desorganização nas Empresas e o Papel do Líder

Mas se você quer saber mais sobre a atuação do coaching nos processos de desenvolvimento pessoal e profissional, você pode conferir este case e entender como funciona a atuação do coach: Trabalho x Emoções: Como o coaching auxilia nessa questão?

A Sou é destaque no mercado, transformando vidas por meio do desenvolvimento de lideranças, empreendedores e equipes com foco em soft skills (habilidades comportamentais e competências emocionais), prestando coaching e consultoria na área de desenvolvimento comportamental e organizacional.

Queremos transmitir nosso conhecimento e auxiliar as suas jornadas para juntos alcançarmos o tão desejado sucesso. Mantenha-se atualizado através de nossas redes sociais e cadastre-se para receber novidades.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!