Entenda

sua luz e sombra e mantenha o equilíbrio

fevereiro 18, 2019 | Shaíze Roth
Entenda sua luz e sombra e mantenha o equilíbrio
O equilíbrio é fundamental em todas as coisas de nossa vida. Equilibrar a vida pessoal e profissional, por exemplo, é o que garante ou não o nosso sucesso no desenvolvimento das capacidades que teremos. O equilíbrio entre razão e emoção nos dá mais lucidez para crescermos como pessoas.
Mas e sobre luz e sombra, você já ouviu falar? Apesar de ser algo pouco falado, esses são termos decisivos  para o nosso sucesso e desenvolvimento. E para entender melhor os conceitos, como eles agem, e qual a importância de prestar atenção nas características de nossa personalidade, eu preparei esse texto para você.


O que é luz e sombra?
Essas são metáforas para a nossa dualidade, e, ao redor do mundo, várias correntes definem isso de outras maneiras, sendo o ying yang a mais popular de todas. Portanto, a luz pode ser entendida como os traços positivos de nossa personalidade, como generosidade, honestidade, tranquilidade, lucidez e outras virtudes. A sombra, por sua vez, é entendida como uma metáfora para os nossos traços negativos encontrados em meio às nossas características. Portanto, luz e sombra são as duas coisas que constituem nossa personalidade, sendo decisivas e muito importantes para nossos aprendizados, desenvolvimento pessoal, profissional e demais rumos importantes de nossa vida.
Como vencer minhas “sombras”?
A resposta, por mais que possa parecer estranha e um pouco desmotivadora, é: não tente vencer. Apesar de sermos criados para aprender que o “bem” vence o “mal”, nesse caso, o bem jamais vencerá o mal, porque esse mal também faz parte de nós e não existe uma maneira de “deletarmos” de nossa personalidade. A existência de sombras em meio a nossa luz é inevitável, são elas que nos constituem, elas que fazem parte de nós. Portanto, engana-se quem imagina isso como uma batalha eterna, pois, como foi visto, é inevitável que existam alguns traços que desfavoreçam a gente. Por isso, deve-se manter o equilíbrio entre as características boas e as ruins de nosso caráter.


Se não há jeito de vencer o “mal”, o que fazer?
O melhor a se fazer numa situação onde não há como conseguirmos construir uma realidade totalmente favorável e exatamente de acordo com o que queremos, é usar as desvantagens ao nosso favor e nossas qualidades da melhor maneira possível, para que possamos ser vencedores e comandantes da situação.
Para crescer mesmo sabendo de tudo isso, use ao máximo suas habilidades positivas, e faça isso desenvolvendo sua inteligência emocional e habilidades sociais, jogando a situação para o seu lado.
Busque sempre por desenvolvimento pessoal, energias boas e aperfeiçoamento. Assim, você certamente será uma pessoa que emana luz com suas características positivas, ao mesmo tempo que sabe controlar da melhor maneira as suas características negativas, tornando-se alguém mais equilibrado e virtuoso.