Empreendedorismo feminino: conheça 3 desafios e 3 mulheres inspiradoras

novembro 22, 2021 | Shaíze Roth
Empreendedorismo feminino: conheça 3 desafios e 3 mulheres inspiradoras
O empreendedorismo feminino cresce mais a cada dia e para incentivar a participação delas nos setores econômicos, o dia 19 de novembro é uma data especial para trazer esse tema à tona! Uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo é diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. 

Vamos aproveitar essa ocasião e falar sobre os maiores desafios das mulheres empreendedoras e, também, homenagear algumas líderes de sucesso. Confira! 

Empreendedorismo feminino no Brasil

Segundo dados do Sebrae, existem mais de 9 milhões de mulheres que comandam negócios no país. Cerca de 45% delas também são chefes de família, sendo as principais responsáveis por gerar renda em seus lares. 

Em comparação com os homens que empreendem, elas têm níveis de escolaridade 16% maiores, mas os seus empreendimentos faturam 22% menos que os deles.

Desafios das empreendedoras

Múltipla jornada 

Ainda é muito comum que as mulheres sejam as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e o cuidado com os filhos e, muitas vezes, além de seu negócio próprio, elas ainda conciliam uma atividade empregatícia. 

Tudo isso pode gerar uma sobrecarga e problemas de saúde sérios, impedindo o seu desenvolvimento pessoal e profissional como empreendedora. 

Discriminação 

Os estereótipos de gênero estão intrinsecamente presentes em nossa cultura e pode ser difícil passar por cima desses preconceitos. É comum que as mulheres que decidem empreender recebam críticas e a falta de confiança relacionadas ao seu sexo, especialmente se trabalham em uma área que não seja tipicamente feminina. 

Falta de apoio

Especialmente por causa da discriminação, também é mais dfícil que as mulheres encontrem incentivo para iniciar uma carreira no empreendedorismo. Seja no universo profissional ou até mesmo entre sua família e amigos, muitas pessoas podem não apoiar essa ideia, o que acaba desestimulando quem tem o desejo de abrir seu próprio negócio. 

Todos esses aspectos são obstáculos para o empreendedorismo feminino, mas, aos poucos, estão sendo superados. Para inspirar empreendedoras e futuras donas de negócios, elencamos algumas personalidades que venceram esses desafios e construíram carreiras de sucesso. 

3 líderes que provam que empreendedorismo é coisa de mulher 

Luiza Trajano

Ela é referência quando se fala em liderança feminina e não é à toa. Atualmente, é presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, empresa que fundou e comandou por 24 anos. 

Ela e o marido, Pelegrino José Donato, transformaram uma pequena loja no interior em um verdadeiro império do varejo. Luiza se destaca ainda por seu trabalho em incentivo da atuação feminina no mundo corporativo, apoiando empresas fundadas e lideradas por mulheres. 

Sônia Hess

Presidente da Dudalina, Sônia herdou o espírito empreendedor da mãe, Dona Lina, que fundou a camisaria junto com seu pai, Seu Duda. Segundo ela, sua mãe sempre teve mais sensibilidade e habilidade para os negócios do que os homens da família. 

Hoje, a empresa está há 64 anos no mercado e é conhecida pela sua confecção de alto padrão em moda social. 

Cristina Junqueira 

Uma dos três responsáveis pela fundação da Nubank, hoje atua como vice-presidente da empresa. Conseguiu se destacar no mercado financeiro, um espaço majoritariamente masculino. Fundada em 2013, atualmente a startup tem mais de 40 milhões de clientes e segue crescendo exponencialmente. 

Confira mais conteúdos sobre o mercado de trabalho

Para saber mais informações sobre o universo do empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e liderança, confira o blog da Sou!