5

dicas infalíveis para manter o seu home office produtivo

abril 01, 2020 | 5 dicas infalíveis para manter o seu home office produtivo
5 dicas infalíveis para manter o seu home office produtivo
Dicas infalíveis para tornar o seu home office produtivo
Trabalhar em casa, famoso “home office”, tem sido uma prática cada vez mais comum adotada pelas pessoas. Muitas já fazem isso há anos e, apesar de cada uma ter suas próprias técnicas de organização, é importante saber as dicas básicas para quem quer começar – ou está sendo obrigado pela quarentena, devido à pandemia do Coronavírus – a ter o seu espaço de trabalho em casa. Por isso, acompanhe nossas dicas abaixo para conseguir manter uma rotina produtiva.

5 dicas para um home office produtivo:

CRIE UMA ROTINA
O primeiro passo para conseguir se manter produtivo, é estabelecer horários fixos para o trabalho. A flexibilidade até pode ser maior, mas lembre-se sempre que, não é só porque você está em casa, que não terá prazos.
Então procure se organizar de forma que haja uma rotina correta e saudável, tanto de trabalho, quanto de descanso.

LISTE SEUS AFAZERES
 A importância de criar uma lista de afazeres é primordial, pois muitas coisas podem nos distrair e acabar fazendo com que aquela tarefa importante no dia se deixe passar despercebida.
 Existem pessoas que gostam de fazer a lista no domingo à noite e outras que preferem fazê-la na manhã de cada dia. Encontre o jeito que melhor funciona para você e relacione as atividades que precisará finalizar ou entregar. Isso contribuirá para dar mais foco no seu trabalho.
 
TENHA UM LOCAL ORGANIZADO PARA TRABALHAR 
Para um home office ideal, a pessoa deve ter um espaço separado para desenvolver o papel do seu escritório. Como em muitos casos isso não é possível (especialmente em casos de emergência), é recomendado que o espaço esteja, ao menos, organizado.
Por exemplo, se sua mesa de trabalho for a mesa de jantar, tire tudo que estiver em cima dela e organize suas coisas. É importante que o ambiente que você utiliza seja parecido o máximo possível com o escrito, ou enfim, como for seu ambiente de trabalho.

DEFINA REGRAS
Defina regras básicas com as pessoas em sua casa ou com quem compartilha seu espaço enquanto você trabalha. Caso tenha filhos e eles também estejam em casa, deixe claro a eles que você está trabalhando e que, por isso, existem coisas que podem e não fazer.
Sabemos que a rotina de uma pessoa que faz home office e tem família presente em casa muda muito de seu local de trabalho. Na maioria das vezes, os filhos (ou parentes em geral) irão exigir atenção e isso é inevitável. No entanto, procure sempre definir regras para que entendam que dará atenção a eles, mas antes precisará finalizar o que está fazendo.

FAÇA PAUSAS PARA MANTER A PRODUTIVIDADE
Assim como em seu local de trabalho, tirar um tempinho para descansar a mente e, até mesmo fazer um lanchinho, é essencial para continuar com a atenção e produtividade. O cérebro precisa oxigenar e, assim, fazer com que novas ideias se façam presentes entre uma tarefa e outra. Por isso, mantenha o hábito de tirar um tempo para isso também.
 
Por fim, após essas dicas principais para ter um home office produtivo, busque encontrar sua própria forma de organização e trabalho e lembre-se: mantenha uma escala de trabalho saudável. Precisamos manter nossa mente descansada para seguir diariamente sendo produtivos.
Gostou das dicas? Então acesse nossa planilha com mais de 20 sites para manter o seu home office organizado.