Dicas de como fazer uma gestão saudável das emoções

abril 20, 2021 | Shaíze Roth
Dicas de como fazer uma gestão saudável das emoções
Cada vez mais percebemos que as pessoas relatam estresse, ansiedade e variações de humor diante de situações cotidianas, tanto dentro das organizações, como em sua vida pessoal.
O nosso estado emocional pode ser administrado através de hábitos que são fáceis de desenvolver durante o dia a dia. É importante manter alguma organização da vida pessoal e profissional, cuidar do corpo e dos relacionamentos que temos com a nossa família, amigos e colegas de trabalho.

Confira as dicas da Sou para gerir de forma saudável as suas emoções.


Trabalhando o corpo na gestão das emoções
Saúde do corpo tem tudo a ver com as nossas emoções.

1 – Pratique exercícios físicos. Embora esse fator inicialmente não faça sentido, os exercícios são produtores de serotonina, hormônio que diminui os níveis de estresse e traz senso de evolução, conforme os resultados forem percebidos por você.

2 – Durma bem: não precisamos dizer que o sono de qualidade nos revigora e auxilia o funcionamento de nosso corpo e mente durante o dia. Para melhorar a sua concentração, executar tarefas corretamente, ter mais energia e melhorar o seu sistema imunológico, durma bem. Além disso, evite estímulos visuais e bebidas que contém cafeína próximo da hora de dormir.

3 – Monitore a respiração: ter controle sob o corpo e perceber se a respiração fica mais acelerada em situações conflitantes pode ajudar na gestão das emoções. Ao sentir-se agitado e ofegante, acalme-se e diminua o ritmo respiratório. Assim, você poderá relaxar e pensar com mais clareza a respeito da situação em questão.

4 – Cuide da alimentação: o que você come influencia no humor e o humor influencia o que você come. Isso gera um ciclo vicioso. Os hormônios têm relação com a nossa sensação de bem-estar e satisfação. Então, alimente-se corretamente, evite exageros e conheça seu organismo.


Conexão com as pessoas
Estudos comprovam que pessoas que tem qualidade em seus relacionamentos vivem mais, estão mais propensas a boas sensações e tem o sistema imune fortalecido.

1 – Dê e receba suporte emocional: relações mais afetivas, através do diálogo, do toque, do estar presente (mesmo que não seja fisicamente) e fazer parte de uma comunidade, aumentam os nossos níveis de felicidade.

2 - Peça ajuda quando precisar: se comunique e fale o que é importante para você. As pessoas não leem sua mente e você não pode fazer tudo sozinho, por isso, se julgar que precisa de ajuda, peça.

3 - Passe mais tempo de qualidade com as pessoas que você gosta: momentos de lazer devem ter qualidade e ser sentidos por inteiro. Por isso, fortaleça as suas conexões sociais e familiares, esqueça compromissos e trabalho nesses momentos.

4 - Perdoe e desculpe-se: todas as pessoas cometem erros, inclusive você. Saiba reconhecê-los e pedir desculpas quando acontecer. Da mesma forma, seja empático quando alguém lhe pedir perdão e desculpe de coração.


Estabelecendo rotinas
Quanto mais desorganizada a sua rotina, mais estafa emocional você sentirá.

1 – Organize sua rotina: utilize calendários, agendas, celular e outros para manter as suas tarefas organizadas. Tanto seus compromissos pessoais quanto profissionais devem ter uma ordem, para que você não se sobrecarregue.

2 – Defina objetivos: objetivos de curto, médio e longo prazo precisam estar claros, mesmo que não demorem tanto para serem alcançados. Comemorar ao atingir as metas, aumenta as nossas emoções positivas. Pratique esse hábito.

3 – Tempo para relaxar: tire tempo para praticar hobbies. Relaxe e tire um momento em que você não está ligado ao trabalho e tarefas. Fique totalmente imerso naquilo que te traz calmaria e aproveite.

4 – Faça exercícios de gratidão: ao final do dia, lembre os momentos felizes que viveu e agradeça. Isso faz com que possamos refletir sobre as coisas boas e especiais que acontecem, mesmo em um dia complicado e turbulento. Pense bem, sempre temos algo para agradecer.


Nós, da Sou, temos certeza que a prática das dicas que listamos acima, vão aumentar seus níveis de sensação de bem-estar e também a forma como você lida com as suas emoções, tornando seu dia a dia muito melhor.
Quer saber mais sobre esse conteúdo? Acesse nossa série de vídeos falando sobre o assunto, clicando aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!