Dia Mundial do Silêncio: saiba mais sobre esta data

maio 07, 2021 | Shaíze Roth
Dia Mundial do Silêncio: saiba mais sobre esta data
Há quem diga que uma das piores sensações é estar em silêncio. Outras pessoas, por sua vez, valorizam cada segundo que podem passar sem interferências auditivas. Mas médicos especialistas afirmam: poluição sonora, visual e rotinas extremamente agitadas, não fazem bem para a saúde.

Pensando em como a qualidade de vida das pessoas é afetada, a Organização Mundial de Saúde (OMS), instituiu uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância de fugir da poluição sonora. Sendo assim, dia 07 de maio, é o Dia Mundial do Silêncio.

O Dia do Silêncio foi criado para conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora pode causar, pois, além de consequências físicas, pode afetar a concentração e elevar o nível de estresse. Estudos apontam prejuízos também no sono, aumento de doenças cardiovasculares e até distúrbios digestivos.


Qual é o objetivo do dia do silêncio
A principal bandeira levantada na data é que as pessoas se conscientizem dos males que podem ocorrer em função da poluição sonora. O dia do silêncio convida todas as pessoas a fazer uma pausa em algum momento do dia e desfrutar do silêncio total.


Quais os malefícios da poluição sonora
O excesso de ruídos pode prejudicar a audição de crianças e adolescentes, além de comprometer o desenvolvimento da capacidade de atenção e foco. Em geral, a poluição sonora também afeta as pessoas fisicamente, aumenta os níveis de estresse, prejudica o sono, causa propensão a doenças cardiovasculares e distúrbios digestivos.


Quais são os benefícios do silêncio e como colocá-lo em prática
O silêncio nos ajuda a ter e elucidar novas ideias, fortalece nossa memória, serve para a prevenção de doenças cardiovasculares e auxilia no tratamento de depressão e ansiedade.

Uma boa maneira de estar em silêncio é através de meditação e buscando ambientes que proporcionem total silêncio, longe dos ruídos que você houve habitualmente em seu dia a dia.

Diminuir a exposição a ruídos, baixar o volume dos eletrônicos e encontrar prazer no silêncio, ajuda a termos uma percepção melhor do mundo, promove autoconhecimento e melhora a saúde do corpo e da mente.

Neste Dia Mundial do Silêncio, a Sou deseja que você possa desfrutar de bons momentos quietinho, consigo mesmo.

Para ter acesso a assuntos que melhoram o seu bem-estar e ajudam você a conquistar sonhos, inscreva-se em nossa newsletter logo abaixo.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!