Desorganização nas empresas e o papel do líder

janeiro 18, 2021 | Shaíze Roth
Desorganização nas empresas e o papel do líder
Organização em uma empresa é fundamental para que ela apresente bons resultados. Os mínimos detalhes precisam ser pensados e executados de maneira organizada, para que qualquer decisão tomada gere a reação esperada.
 
O que ocorre quando uma empresa está bem organizada
Uma empresa organizada passa uma impressão mais positiva visualmente, desde a limpeza, até os postos de trabalho dos colaboradores.

Ao organizar a comunicação de uma empresa, as atividades passam a ser melhor executadas, afinal, todos compreendem bem as mensagens e as regras a serem seguidas. Isso permite uma visão mais sistêmica do negócio, identificar problemas e agir com proatividade.
Quando há organização, os colaboradores trabalham mais seguros e satisfeitos, pois a divisão de tarefas é justa e o trabalho é desempenhado com total visibilidade, aumentando o reconhecimento.
O resultado de ser uma empresa organizada é um excelente atendimento ao cliente, que enxerga todas as vantagens que o negócio tem a oferecer e, consequentemente, gera bons resultados para a empresa como um todo.
 

O papel do líder na organização empresarial
 
O líder de uma equipe é quem pensa estrategicamente, escolhe colaboradores, guia a equipe, propõe soluções e mantém o time engajado. Ele é o exemplo para a sua equipe e seu posicionamento definirá os resultados finais.
Por isso, organize-se! Se você é líder e quer atingir bons resultados, nós temos algumas sugestões para lhe ajudar:
 
Seja muito claro: explique à equipe o que a empresa espera dos funcionários, pois as expectativas de ambos precisam ser coerentes. Explique as diretrizes estratégicas da empresa, os resultados esperados, rotinas de trabalho e explique o que e como fazer as atividades. Deixe claro as expectativas da empresa em relação ao funcionário.
 
Teste cada membro de sua equipe: a personalidade, hábitos e crenças de uma pessoa podem revelar muito sobre o seu desempenho profissional. Por isso, você precisa testar as pessoas para saber se elas se encaixam no perfil da equipe como um todo. Se não houver entrosamento de equipe, a organização do trabalho é praticamente impossível.
 
Respeite os prazos para o cumprimento das tarefas: após direcionar seus funcionários para alguma tarefa, você precisa estabelecer prazos para que a tarefa seja cumprida até o fim e respeitá-los. Mudar os objetivos ou a direção a percorrer a cada semana, atrapalha o desempenho da equipe, planeje-se para evitar imprevistos e, em caso de situações urgentes, acione somente os colaboradores extremamente necessários.
 
Seja líder de si mesmo: seja aberto e respeitoso, esteja de olhos e ouvidos sempre abertos, confie e acredite no seu time. Sua atenção deve estar focada, principalmente, nos resultados, tenha uma mente determinada e domine seus pensamentos. Comunique bem seus propósitos e lembre que um líder não vai a lugar algum sozinho, por isso, celebre as conquistas com sua equipe.


Nós somos a Sou e trabalhamos para ajudar as pessoas a extrairem o melhor que há nelas e sempre trazemos conteúdos com a intenção de agregar conhecimento na vida das pessoas.
Ficou interessado? Se inscreva na nossa newsletter, logo abaixo.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!