Desaceleramento em tempos de crise

junho 03, 2020 | Expandir seus negócios, aumentar o faturamento da empresa, render a todo custo: até que ponto esse crescimento imediato é positivo e saudável para a sua empresa?
Desaceleramento em tempos de crise
Ultimamente, em tempos de crise e pandemia, muito se tem ouvido falar sobre crescimento profissional e produtividade à flor da pele. Expandir seus negócios, aumentar o faturamento da empresa, render a todo custo. Com isso, surge a pergunta: até que ponto esse crescimento imediato é positivo e saudável para a sua empresa? A grande questão por trás de tudo isso é a preparação que se tem para continuar mantendo um negócio em meio à uma crise que atacou de forma um tanto inesperada.
 
O QUE SERIA O IDEAL A SE FAZER?
Ter um bom senso e perspectiva de crescimento é ótimo, até o ponto que isso não ultrapasse o limite saudável do funcionamento das coisas. É normal nos sentirmos inseguros e, talvez, até desnorteados em questão de não saber que posição tomar e o que fazer para a empresa continuar rendendo tanto quanto anos anteriores.
 
Por isso, tenha calma e procure analisar de forma consciente todos os prós e contras que irá obter com um crescimento disparado da sua empresa. Se faça perguntas como “será que minha empresa tem a estrutura ideal para um crescimento imediato?”, “é realista para mim, enquanto empresário, querer alcançar uma meta absurda em meio à uma crise econômica?”; e, diante dessas perguntas, faça uma reflexão ampla sobre cada ponto positivo e negativo que isso trará.
 
DESACELERAR NÃO É FRACASSAR
 
Muitas pessoas podem cometer o erro de comparar desaceleramento com fracasso. Isso tem sido um pensamento totalmente errôneo, visto que está acontecendo fortemente não só por parte do mercado, mas também por parte dos consumidores. Esses têm buscado cada vez mais a consciência em suas tomadas de decisão, o que afeta diretamente na efetivação de compra.
 
E é para isso que devemos voltar nosso olhar aos consumidores. Com um país entrando em uma crise econômica, o hábito e a rotina de compra se modificam significativamente. Além desses mesmos consumidores acompanharem de perto as empresas de que gostam para identificar ações socioambientais, estão também tentando consumir menos, reduzindo seu impacto no meio ambiente.
 
No entanto, se manter estagnado por um período, é motivo para colocar as ideias e planos em dia, organizar estratégias, a longo prazo, de como ter lucro e expansão, de forma sólida e madura.
 
Nunca se compare. Cada um tem o seu tempo, seja ele de crescimento ou amadurecimento. Foque em processos que trarão benefícios à sua empresa e que isso não se torne um caos. Compreenda cada etapa e não force um crescimento desnorteado, pois qualquer caminho parece o certo, quando não se sabe para onde ir e isso não é garantia de sucesso. Desacelere!
 
Quer saber mais dicas sobre como expandir seus negócios de forma saudável e assertiva? Faça uma consultoria com a Sou.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!