Psicologia organizacional: conheça esta área de atuação

agosto 23, 2021 | Shaíze Roth
Psicologia organizacional: conheça esta área de atuação
No mês de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, profissional dedicado a interpretar o comportamento das pessoas através de sua mente, auxiliando o entendimento de situações cotidianas e colaborando com o desenvolvimento das mesmas.

Sendo assim, o acompanhamento psicológico é benéfico para auxiliar tanto a vida pessoal, como a vida profissional de quem procura essa assessoria. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o papel do psicólogo nas organizações.

Continue a leitura e perceba o quanto o psicólogo pode contribuir dentro de uma empresa. 

O que é a psicologia organizacional

Basicamente, consiste no estudo e aplicação de conceitos tradicionais do meio corporativo, onde os psicólogos atuam dentro da empresa, observando fatores ambientais e comportamentais dos colaboradores e a forma como isso reflete no andamento da organização.

Assim, o conhecimento da psicologia atua na gestão de pessoas, onde o profissional desenvolve trabalhos que garantam que empresa e equipes andem em sintonia, alinhados nos mesmos objetivos, conquistando, assim, satisfação e bem-estar entre todos.

Com isso, os funcionários recebem suporte para desempenhar suas funções com mais tranquilidade e segurança e os gestores desenvolvem habilidades de coordenar os seus times de forma que o melhor de cada um seja valorizado e bem aproveitado.

O psicólogo ainda auxilia os grupos a lidarem de forma mais tranquila com situações de cobranças, cumprimento de metas, desenvolvimento profissional e os desafios que fazem parte do cotidiano de cada um.

Onde o psicólogo organizacional pode atuar

Treinamento de equipes: esse tipo de apoio pode acontecer logo após o processo de seleção ou sempre que a empresa sentir necessidade de abordar diferentes assuntos com os colaboradores, a fim de contribuir com o desenvolvimento.

Recrutamento e seleção: realizar a avaliação de candidatos a nível comportamental, considerando diversos aspectos, inclusive características pessoais. Posteriormente, identificar se eles têm perfil para fazer parte do time da empresa.

Gerir conflitos: o psicólogo pode entrar em cena sempre que houverem conflitos que causam desconforto coletivo ou individual, através de acompanhamentos e palestras, onde abordará problemas e soluções.

Crescimento contínuo: através de programas de desenvolvimento de equipes, gestores ou recém contratados que estão sendo preparados para desenvolver papéis específicos.

Consultoria: orientações realizadas com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, como, por exemplo, pesquisas e clima, gestão por desempenho, entre outros.

Nós podemos contribuir para o desenvolvimento do seu negócio

A Sou atua principalmente com empresas, promovendo o desenvolvimento de equipes e gestores, através de programas criados de acordo com necessidades específicas. 

Se você quer crescer constantemente, com ações permanentes e que entregam resultados reais, nós precisamos conversar.

Entre em contato. Vamos iniciar um planejamento?

Quero saber mais

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!