Conheça os principais desafios da liderança no modelo de trabalho híbrido

março 22, 2022 | Shaíze Roth
Conheça os principais desafios da liderança no modelo de trabalho híbrido
Alternativa para diversas empresas durante o início da pandemia, o modelo de trabalho híbrido se tornou uma escolha para muitas instituições e profissionais, exigindo que todos estejam preparados para lidar com ela e entregar o seu melhor. 

Para a liderança, no entanto, essa tendência pede adaptações. Por isso, a Sou preparou algumas dicas sobre gestão de equipes híbridas. Confira. 

Quais são os prós e contras do modelo híbrido?

Assim como qualquer outro formato de trabalho, o modelo híbrido tem pontos positivos e negativos, que precisam ser manejados para alcançar os resultados desejados na empresa:

Prós:

- Rotina mais flexível; 
- Com a opção 100% home office, se pode contratar pessoas de qualquer lugar;
- Menor índice de faltas. 

Contras:

Menos socialização e equipe pouco entrosada e engajada;
- Dificuldades na gestão de pessoas e do tempo;
- Falhas na comunicação e no alinhamento de informações. 

Quais são os desafios da liderança no trabalho híbrido e como solucioná-los? 

Manter a equipe unida e bem direcionada a distância gera vários desafios, no entanto, é possível enfrentá-los, colocando em prática soluções simples:

- Time pouco integrado
O home office pode gerar um trabalho mais individualizado. Com isso, nem todos se engajam nas metas gerais e compreendem a função do outro. 

Solução: fazer reuniões frequentes de alinhamento, mas também com momentos de interação, para que o time socialize entre si. Vale a pena marcar videoconferências apenas com o intuito de descontração, para que todos se conheçam e criem vínculos.

- Informações desorganizadas e falta de comunicação
É comum que coisas importantes sejam definidas e só quem está no escritório da empresa fique sabendo, por exemplo, ou que um documento esteja salvo no computador de alguém que está de home office, inacessível para os outros. 

Solução: centralizar a comunicação e as informações. Deve estar claro quais são os meios de contato da equipe e para que cada um serve. Pode-se optar por algum sistema de mensagens rápidas, para contatos pontuais, e por armazenamento em nuvem para salvar os arquivos, que deverão estar disponíveis para todos. 

- Dificuldades na gestão do tempo e no foco
Alguns colaboradores podem se sentir mais distraídos em casa, não rendendo tanto quanto o esperado. Por outro lado, outros têm dificuldade de se desconectar dos assuntos do trabalho, se dedicando a isso por muito mais horas do que o necessário, afetando seu bem-estar. 

Solução: os líderes devem manter controle na produção de cada funcionário, porém, sem cobranças em excesso. Pode-se fazer um alinhamento diário ou semanal para saber no que cada um está trabalhando. Nunca se deve incentivar o trabalho fora da carga horária da empresa, especialmente em fins de semana, feriados e durante a noite. 

Quer fazer a transição para o modelo híbrido?

Sua empresa se interessa por esse formato, ou está com dificuldades de implementá-lo? Conte com a Sou. Descubra mais sobre nós e como podemos ajudar você, clicando aqui