Conheça o modelo P.E.R.M.A proposto pela psicologia positiva

abril 09, 2021 | Shaíze Roth
Conheça o modelo P.E.R.M.A proposto pela psicologia positiva
Felicidade, bem-estar e satisfação são sentimentos apreciados por todos, porém, algumas pessoas acham que estão estagnadas no seu nível de sentimento atual. No entanto, estes níveis podem ser melhorados a partir de uma modelo de comportamento sugerido pela psicologia positiva.

O modelo P.E.R.M.A foi desenvolvido por Martin Seligman e propõe o aumento da qualidade e quantidade de cinco fatores do seu cotidiano que resultam no aumento dos bons sentimentos que citamos anteriormente. Entenda.


O modelo P.E.R.M.A

P (positive emotions) Emoções Positivas
Emoções positivas ajudam a construir um repertório de pensamentos e ações que moldam nossas respostas aos acontecimentos do dia a dia. Além disso, nos ensinam a ser mais resilientes quando nos deparamos com adversidades. Dentro de organizações, as emoções positivas refletem na melhora do ambiente.
Paz, gratidão, esperança, amor e inspiração são apenas alguns dos sentimentos que agem em nosso bem-estar e aumentam a positividade em nossas vidas.

E (engajament) Engajamento
Dentro das organizações, o engajamento já se tornou uma característica fundamental. Em nosso cotidiano, o engajamento se mostra no compromisso que temos com o cumprimento de nossos objetivos. Na psicologia positiva, são trabalhados três fatores: energia, dedicação e integração (em uma atividade ou organização). Confiar nas pessoas e no ambiente também é um fator de engajamento.

R (relationships) Relacionamentos positivos
Relacionamentos satisfatórios são necessários para nos manter em equilíbrio e alimentam a nossa felicidade e bem-estar, por isso, devemos dar atenção especial aos relacionamentos com a família, amigos e colegas de trabalho, melhorando nossas relações sociais.
Nas organizações, inclusão, network, intimidade e participação no todo são fatores que podem ser trabalhados para aprimorar os relacionamentos.

M (Meaning and purpose) Significado e propósito
Encontrar sentido e significado na vida não cabe somente a nossos objetivos individuais. Entender que as nossas metas, objetivos e realizações possuem valor social e moral diz muito sobre o significado que damos a nossas ações.
No trabalho, o propósito pode ter relação direta com a alta performance, pois está relacionado ao que buscamos e ao significado de nossa função ou atividade. Propósito, muitas vezes, está ligado à nossa vocação.

A (Accomplishment) Realização e sucesso
À medida que alcançamos as nossas metas, nossos níveis de autonomia e sentimento de competência aumentam. Associamos a estes fatores a realização e o sucesso. Ter objetivos na vida e batalhar para alcançá-los é muito importante para o bem-estar e felicidade.
O sentimento de realização também aflora quando olhamos para as coisas que fizemos e deram certo, o que nos enche de orgulho. Contemplar nossos sucessos e vitórias nos ajuda a ter esperanças no futuro.


Na Sou, nós acolhemos as suas necessidades e desenvolvemos treinamentos específicos para que você realize as suas metas. Através de treinamentos, você pode atingir altos níveis e bem-estar, satisfação e felicidade.

Conheça quem somos através de nossas redes sociais e acesse nosso site clicando aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!