Como

usar promoção vertical e horizontal em uma gestão

agosto 13, 2019 | Shaíze Roth
Como usar promoção vertical e horizontal em uma gestão
Qualquer profissional sempre irá buscar sucesso dentro de sua empresa. E esse sucesso pode ser encontrado em diferentes trajetórias profissionais, em qualquer que seja a área de atuação. Entretanto, é preciso estar atento à maneira como a sua trajetória está sendo construída. E dentro disso, há a promoção horizontal e vertical e a necessidade de entender ambos os conceitos.

Você sabe quais são as diferenças entre elas e em qual você se adapta melhor? Por meio dessas e outras dúvidas que surgem quando falamos em sucesso, trajetória profissional e carreira horizontal e vertical, este texto foi criado. O intuito maior é esclarecer todas essas dúvidas que giram em torno deste tema. Faz sentido pra você? Então vamos lá!

O que é promoção vertical e horizontal?

Quando falamos em carreira profissional, é natural que uma empresa e seu próprio colaborador avaliem suas capacidades e habilidades, bem como seu cargo atual, além de estipularem um plano de carreira e entenderem como sua experiência pode agregar aos resultados futuros para atingirem suas metas e objetivos. Tudo isso auxilia na promoção do funcionário, o que assegura, também, o crescimento da gestão. E, por meio disso, existem duas formas de contribuir: promoção vertical e horizontal. Entenda o que é cada uma delas e suas diferenças:

Horizontal:
a carreira horizontal é ideal para quem busca variar no cotidiano e se interessa por diferentes atribuições, por meio da mudança de departamento e/ou de função com certa frequência. Assim, é possível reunir diferentes competências para exercer cargos com diferentes obrigações dentro de uma área.

Vertical: aqui, o principal é subir um degrau por vez. Ou seja, o ideal é se especializar muito bem em certa função e dominar todas as especialidades praticadas dentro dela. Nesse caso, o propósito é focar no aprofundamento de um mesmo campo de conhecimento, tornando-se uma referência no assunto para assumir cargos de chefia ou gerência.

Como esses conceitos ajudam na gestão da empresa e no crescimento individual?

Ao implementar uma destas promoções dentro de uma empresa, a companhia e o próprio colaborador devem observar juntos as vantagens e desvantagens de cada um para ambos e analisar, dentre as opções, qual é a mais viável no momento para ambos. Afinal, é importante que a escolha seja feita para que haja crescimento do profissional e também uma melhora na gestão por meio da entrega de resultados positivos. 

Por meio do uso de alguma das promoções, analisada entre colaborador e empresa, surge o crescimento individual do funcionário bem como o crescimento da companhia, uma vez que metas aparecem e devem ser conquistadas, trazendo melhores resultados para a gestão.

Qual é melhor para a sua carreira? 

É possível que ambos se encaixem na sua vida e na sua carreira profissional e também na gestão da companhia em si. Todos os segmentos empresariais podem adotar melhores gestões, dependendo sempre das escolhas e de como o caminho será trilhado até o sucesso.

Então, a sugestão é avaliar qual o perfil da empresa e dos profissionais. Uma forma eficiente de entender esse processo e ver resultados é através do coaching. A técnica é a melhor opção para ajudar sua empresa e os colaboradores a entender qual é o caminho ideal a ser seguido.

Para isso, a Sou oferece o coaching online, uma forma prática, fácil e simples de fazer as melhores escolhas para a sua empresa e para todos os colaboradores conquistarem o sucesso profissional e, claro, pessoal. Clique aqui e faça coaching online com a Sou.