Como

ser assertivo no seu ambiente de trabalho

maio 21, 2019 | Shaíze Roth
Como ser assertivo no seu ambiente de trabalho
Quantas vezes, em uma conversa, você e outra pessoa já entenderam duas coisas completamente diferentes e, mesmo assim, continuaram o papo? Isso acontece muito devido à falta de assertividade em algumas comunicações. E o problema se estende muito além da mesa de bar: ele está presente (e muito!) em empresas e organizações. Ou seja, na sua vida profissional.

Mas você sabe o que é assertividade ou o que é ser um profissional assertivo e o que isso impacta em sua vida e na sua carreira? Nós vamos te contar.
Uma pessoa assertiva é aquela que tem mais facilidade em se comunicar e que, em suas falas, consegue transmitir confiança e segurança para aqueles que a escutam. No mercado de trabalho, além de ser importante, é uma característica que destaca o profissional, principalmente durante trabalhos em equipe. O problema é que, em alguns casos, ser assertivo pode ser confundido com agressividade, enfrentamento ou até mesmo arrogância.

Em alguns casos, procurar um profissional de coaching que auxilie você a encontrar seu equilíbrio e ter uma comunicação mais clara e assertiva pode ser excelente.
Mas, para ajudar você a iniciar esse processo, listamos alguns cuidados e ações para ter mais assertividade no trabalho. Seguindo essas dicas, com certeza você vai ter mais transparência em suas trocas e melhorar seu convívio na vida pessoal e profissional.

Como se tornar assertivo no trabalho
Para conseguir alcançar o nível de assertividade ideal na comunicação, alguns cuidados e dicas são essenciais. Além disso, tudo o que você aplicar na vida profissional também pode (e deve) ser aplicado em sua vida pessoal. Confira, abaixo, alguns passos que você deve tomar para melhorar a comunicação e assertividade no trabalho.

Saiba do que você fala: de nada adianta passar confiança no seu discurso se você não tem um conhecimento real sobre o assunto. Busque informações em fontes confiáveis, leia bastante sobre sua área de interesse e tenha domínio sobre sua fala. Treine (pode ser em frente ao espelho ou com um amigo) sua capacidade de argumentação.

Saiba a hora de falar: muito da assertividade, além da clareza e do conhecimento na hora da fala, vem também do silêncio e da hora certa de falar. Mesmo que sua opinião seja importante e válida, nem sempre é o momento de falar e interromper o fluxo de uma conversa. Ser assertivo é também prestar atenção no que os outros estão dizendo. Assim, quando for a sua hora de falar, você terá a capacidade de ligar seus argumentos ao argumento do outro e mostrará que realmente se importa com a sua opinião. Falar no momento errado pode ter o efeito contrário.

Seja claro e objetivo: talvez a mais básica das regras de uma comunicação assertiva. Exponha suas ideias sem perder-se em detalhes e divagações e vá direto ao ponto. Se os detalhes forem realmente importantes, selecione aqueles que farão diferença no seu discurso e tente torná-los o mais simplificado possível. Só tome cuidado para não ser direto e objetivo demais, passando uma mensagem que só funciona na sua cabeça. A consultoria de um coach pode te ajudar nessa etapa, tornando esse processo mais fácil e efetivo.

Adapte sua linguagem: na comunicação, o mais importante é a linguagem, seja ela verbal ou corporal. Cuidado com falas que geram interpretações dúbias e subjetivas demais. Use argumentos claros, defenda seu ponto de vista de forma aberta e esteja sempre aberto às críticas. Utilize a linguagem a seu favor, analisando o contexto. Não adianta nada ser formal demais para uma equipe de adolescentes, mas também não é efetivo tratá-los como amigos ou crianças, de forma informal. Tudo tem uma medida.

Seja empático: assim como em um texto, devemos olhar para tudo com o olhar do leitor. E na comunicação oral não é diferente. Pense em como seria estar no lugar da pessoa com quem você está se comunicando. Assim, além de demonstrar respeito pelo outro, a troca de informações se dá de maneira mais fluída. Ouvir com atenção o que a outra pessoa está dizendo também é válido aqui; ninguém vai comprar seu discurso assertivo se você desconsiderar o dos outros.

Agora que você entende mais sobre o assunto, que tal conhecer o serviço de coach da Sou? Podemos te ajudar a melhorar ainda mais sua vida pessoal e profissional. Inscreva-se aqui que enviaremos mais informações!