Como

receber críticas e utilizá-las para o seu desenvolvimento

outubro 10, 2019 | Shaíze Roth
Como receber críticas e utilizá-las para o seu desenvolvimento
Crítica: uma palavra pesada e, seja ela de um professor estudado ou do seu pior inimigo, sejamos realistas, ninguém gosta de receber, certo? Porém, sejamos racionais: se a crítica for construtiva, você poderá usá-la para melhorar. Se ela tiver sido feita como forma de prejudicar você de alguma forma, você precisa aprender a não levar isso em conta e desconsiderá-la. 

Fica fácil falar sobre isso, mas a gente sabe que na prática não é bem assim que acontece, afinal, a crítica vem sempre por conta de um possível “erro” cometido. Mas, lembre-se de que tudo sempre tem o seu lado bom e saiba que elas podem ser um motivo para você se desenvolver e crescer, seja pessoal ou profissionalmente.

Mas como lidar com as críticas e utilizá-las para o meu desenvolvimento? Primeiramente, entenda a crítica como uma forma de feedback, que vem para ajudar você a crescer de forma positiva, sempre. E pensando nisso, elencamos algumas outras dicas que podem ajudar você a saber lidar com as críticas e utilizá-las a seu favor.

- Saber a diferença de críticas destrutivas e construtivas: é o primeiro passo. Você precisa entender que uma crítica de um professor ou chefe, que provavelmente vai querer o seu melhor, é diferente da crítica de um colega que quer te derrubar ou de um falso amigo, sabendo que eles não possuem boas intenções. Se tiver certeza que as críticas são destrutivas, ignore-as, pois isso só irá prejudicá-lo, ao contrário das críticas construtivas, que são feitas para ajudar.

- Ninguém é perfeito: e você também não é! Ou seja: nem tudo o que você fizer, por mais que ache que está certo, estará realmente correto. Se quiser aprender a receber críticas, não pode continuar pensando que não faz nada de errado. Todos temos defeitos e, no meio disso, você precisa entender os seus e saber que sempre precisará melhorar em certos pontos. 
 
- Não leve para o lado pessoal: aprender a lidar melhor com as críticas é o mesmo que não levá-las para o lado pessoal. Se o seu chefe sugerir pontos a melhorar, é porque ele acredita que você pode dar o melhor de si para auxiliar a empresa e crescer, e não porque ele acha você preguiçoso ou incompetente, e isso vale em qualquer âmbito da sua vida. Se as críticas forem construtivas, elas vão ajudar você a ser alguém melhor, e não pior, por isso, leve sempre para o lado construtivo e não pessoal.

- Controle suas emoções: não fique chateado e triste sempre que receber alguma crítica. Aceite seus defeitos, escute mais e veja onde precisa melhorar. Foque na mensagem e na crítica construtiva que irá ajudá-lo, afinal, você não precisa chorar toda vez que alguém disser algo negativo a você. Ser muito sensível implica com que as pessoas não sejam verdadeiras com você por medo de machucá-lo, o que pode ser ruim para você mesmo.

- Críticas construtivas o tornam alguém melhor: é difícil lidar com críticas? Sempre. Você pode utilizá-las para seu desenvolvimento, se tornando uma pessoa melhor? Sempre! Se tiver vontade de melhorar, lembre-se de seus defeitos e faça um plano para corrigi-los. 

- Mantenha-se confiante: seja confiante, independentemente do que as pessoas digam sobre você. Mantenha-se forte e lembre-se de quem você é. Se tiver confiança, não deixará que ninguém faça você ficar para baixo, mas também aceitará o que pode mudar para melhor. 

Seguindo algumas dicas e mudando algumas atitudes, é possível receber as críticas como um feedback para você se tornar uma pessoa melhor.  Mas, se o feedback é algo complicado, a Sou pode ajudar você nessa! Aqui você aprenderá a descomplicar o feedback preparando as pessoas através de dicas práticas, técnicas e conceitos para utilizar o feedback como ferramenta de desenvolvimento, crescimento e transformação. Clique aqui e saiba mais!