Sou

líder, e agora?

outubro 14, 2019 | Shaíze Roth
Sou líder, e agora?
A vida profissional é assim: você trabalha arduamente, se supera, se dedica, passa noites em claro e se esforça para chegar onde quer chegar, que é o tão sonhado cargo de liderança. Mas, quando isso finalmente acontece, muitas vezes não estamos esperando. Ser promovido a um cargo de liderança é o sonho máximo de muitos profissionais, que dedicam-se durante muito tempo para que isso se torne realidade dentro de suas empresas. Entretanto, é necessário entender que um cargo de chefia é muito diferente do trabalho individual realizado antes da promoção. E é difícil se adaptar a essa nova realidade, uma vez que a correria e a busca pelo crescimento da própria empresa é ainda maior.
 
A partir da liderança, é necessário saber trabalhar com pessoas e lidar com atitudes, opiniões e jeitos diferentes. Além disso, é importante lembrar que ganhar uma promoção não é só sobre aumento salarial: é também o aumento de responsabilidades. Mas lembre-se: você não chegou até aí à toa. Se a promoção veio, é porque alguém acreditou que você estava apto. E para que seja possível administrar essa promoção e conquistar o sucesso em mais essa etapa, é necessário que isso ocorra de maneira positiva. Confira algumas dicas que podem auxiliar você a seguir crescendo dentro da empresa, gerenciando seu novo cargo da melhor maneira:
 
1. Procure conhecer mais da realidade da área, das expectativas e dos desafios enfrentados. Tenha a consciência de envolver as pessoas naquilo que é de sua responsabilidade e inspirá-las para trabalhar colaborativamente, alcançando juntos os melhores resultados.
 
2. Aproveite ao máximo esse momento, abrace e curta sua promoção, estude estratégias que podem auxiliar você a crescer com a sua nova função, aprimore suas habilidades, se especialize e mantenha a postura adequada. Seja ainda melhor do que esperam de você.
 
3. Uma equipe unida se torna um pilar indispensável neste momento. De nada adianta ser um bom líder se o grupo é inexperiente ou desmotivado. Lembre-se que o resultado vem a partir da união de pessoas. 
 
4. Não caia na tentação do controle. Em vez de tentar controlar a equipe, induza ela ao comprometimento. Para isso, deve-se aprender a delegar, mas sem fazer com que as pessoas ajam do seu jeito. O melhor é insistir na clareza de objetivos em que todos sejam corresponsáveis.
 
5. O gestor deve medir sua equipe pelos resultados, e não por presença no espaço. Muitos líderes gostam de ter a equipe à sua volta a todo momento, mas isso não é sinônimo de bom desempenho. Responsabilidade pessoal não é o mesmo que servir. Ou seja, acredite nos profissionais e em seu desempenho. Não é necessário que sua equipe esteja sempre ao seu redor para trazer bons resultados.
 
6. É necessário saber onde se quer chegar. Por isso, estabeleça alvos, planos e metas. Eles servem como roteiro e guia para essa nova etapa. A evolução do líder e de seu grupo dependerá fundamentalmente de bons alvos.
 
7. Não busque apoio entre os antigos colegas preferidos. Como novo líder, você não pode mais fazer diferença entre os membros da equipe. Se fizer isso, pode ocorrer animosidades e acabar estragando o clima do ambiente. Lembre-se sempre: amizade e profissionalismo são coisas totalmente diferentes. Saiba distingui-las. 
 
Como o coaching ajuda a organizar sua promoção para gerenciar a equipe
 
Boa parte de nossos planos e metas podem se perder pelo caminho por conta da falta de comprometimento, autoconhecimento, clareza nos objetivos e estratégias mal elaboradas. É aí que o coaching entra em cena, contando com sua metodologia eficiente que garante ajuda para você e sua empresa tanto em questões pessoais quanto profissionais, atingindo resultados positivos em sua carreira e consequentemente alcançando o sucesso que tanto deseja. 
 
Vale ressaltar que ao fazer a mudança de cargo, por exemplo, os profissionais precisam planejar a transição, e o coaching auxilia a desenvolver competências de liderança como comunicação e feedback, além de possíveis desafios com o time. E a Sou ajuda você nessa! Saiba mais sobre a consultoria da Sou e conheça as possibilidades para conquistar sucesso em sua promoção.