Como gerar confiança no ambiente corporativo

setembro 02, 2021 | Shaíze Roth
Como gerar confiança no ambiente corporativo
A confiança no ambiente organizacional impacta positivamente nas equipes, gerando sensação de pertencimento, empatia, cooperatividade e, obviamente, isso reflete em resultados de sucesso.

Mais que delegar, confiar significa conferir credibilidade, criar elos e obter apoio de todos para momentos bons e ruins.
Descubra como construir confiança no ambiente corporativo com as dicas que preparamos a seguir.

5 dicas para desenvolver confiança entre líderes e colaboradores

1 – Acredite no potencial das pessoas

Para confiar, é preciso identificar o potencial de seu time e as forças de cada colaborador. Assim, ao delegar tarefas, saberá exatamente como gerar as demandas e isso faz com que o profissional sinta confiança na realização da atividade.
Dessa forma, você fica mais tranquilo e o trabalho é desempenhado de forma mais assertiva. Jamais esqueça de se colocar à disposição para ajudar, caso necessário.

2 – Promova autonomia em sua equipe

A chegada do home office nos prova que as pessoas podem ser produtivas mesmo quando não estão presencialmente na empresa e esse movimento demonstra a importância de conferir mais autonomia à equipe.

Um gestor que atua como “fiscal” gera insegurança. Faz parte do processo de confiança permitir que os colaboradores demonstrem a sua capacidade de realizar tarefas conforme os acordos pré-estabelecidos, respeitando prazos e normas, além de entregar um trabalho de qualidade.

3 – Incentive a participação de todos

Demonstre aos liderados que todos são parte do negócio e permita que participem dos processos de trabalho através de opiniões, sugestões de melhorias ou mesmo fluxos que são menos flexíveis.

Ouça com atenção e seja tolerante, pois poderão surgir argumentações e toda a troca é bem-vinda, gerando novas ideias e reflexões. Essa atitude é muito importante para gerar sentimento de confiança.

4 – Comunique de forma transparente

Nada pode minar mais uma equipe do que boatos e suposições. Isso pode gerar um boicote interno, desconfortos desnecessários e conflitos desgastantes.

Por isso, priorize conversas abertas e transparentes. Transmita as ideias de forma clara e explique o porquê das decisões que são impostas ao time. Esteja preparado para responder questionamentos complexos, mesmo que precise buscar auxílio para isso.

5 – Desenvolva sua autoconfiança

Confiar em si mesmo é a chave para seu sucesso, tanto na vida pessoal como na profissional. O primeiro passo para sentir-se assim é saber que, as informações que você transmite a seus liderados estão corretas.

Assim, será possível construir sólidas relações de confiança, que vão refletir nas entregas de todos e no relacionamento interpessoal do seu time.

Tem muito mais a ser dito

Confiar é um processo longo e são diversas as habilidades que precisam ser desenvolvidas neste percurso. Podemos citar ainda a empatia, o cumprimento com o que é prometido, a valorização individual, meritocracia e outros.

Por isso, nós, da Sou, temos treinamentos voltados ao desenvolvimento de empresas e colaboradores, onde podemos explorar muito mais as formas de conduzir equipes.

Se você está em busca de resultados, através de processos humanizados e eficientes, e quer dicas do como fazê-los, entre em contato e vamos dar início à transformação.
 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ao se inscrever em nossa newsletter você receberá um material exclusivo sobre Coaching!